| 
Dificuldades dos Alunos 
 | 
Interferências 
 | 
1 
 | 
não reconhece as letras 
 |  
Bingo; 
 
apresentar cada letra do alfabeto com músicas; 
 
recortar palavras (iniciadas pela letra..., terminadas com a letra...). 
 
 
 | 
2 
 | 
não consegue formar palavras 
 |  
desfazer uma palavra recortando suas letras, embaralhando e montando novamente; 
 
recortar letras e formar palavras; 
 
formar palavras com o alfabeto móvel; 
 
Bingo; 
 
Forca; 
 
competição em grupos, por exemplo, formar a maior lista de frutas, carros, animais, etc.; 
 
formar o maior número de palavras usando somente as letras de uma palavra escolhida. Ex.: melancia - mel, laca, Ana, anel, canela, mela, lance, além, ela. 
 
analisar rótulos e identificar o nome do produto, não a marca. Encaixar os nomes numa sequência vertical alfabética ou num acróstico. Expor na classe. 
 
Dominó com figuras e palavras; 
 
Dominó com palavras em letra bastão de um lado e letra cursiva do outro; 
 
o que tem lá... na cozinha, no quarto, na sala, no quintal. Cada grupo escreve no seu quadro e depois compara com os outros grupos; 
 
Colcha de Retalhos - uma surpresa, um dia feliz, um dia triste, uma estrepolia (uma arte), músicas que mais gosta, um passeio inesquecível, um susto, um tombo...; 
 
completar as palavras que estão faltando letras; 
 
cruzadinhas; 
 
cartazes de refêrencias. 
 
 
 | 
3 
 | 
não consegue formar frases 
 |  
recortar as palavras de um texto, uma a uma, embaralhar e montar novamente; 
 
mandar pequenos bilhetes; 
 
 
 | 
4 
 | 
não tem segmentação frasal 
 |  
dar um texto todo emendado e pedir que o aluno o separe em palavras (ASABELHINHASPRODUZEMDELICIOSOMEL) 
 
ler um texto batendo palmas entre cada palavra, ou dizendo espaço entre as palavras. Ex.: As (espaço)abelhinhas(espaço)... 
 
 
 | 
5 
 | 
lê, mas não escreve 
 |  
copiar textos interessantes; 
 
Stop; 
 
mandar bilhetinhos; 
 
Hora de Tudo Escrito (os alunos só podem se comunicar por escrito com a professora e com os colegas, senão pagarão um castigo ou multa. Os que conseguirem por ganhar um pequeno prêmio). 
 
 
 | 
6 
 | 
só copia, mas não lê 
 |  
 | 
7 
 | 
lê, mas não entende 
 |  
contar e explicar uma piada; 
 
desenhar, mostrar e explicar seu desenho; 
 
o aluno contará a história de um livro sem palavras. 
 
 
 | 
8 
 | 
não se expressa bem oralmente 
 |  
idem aos itens da etapa 7; 
 
Hora da Conversa ou da novidade; 
 
o aluno deve ler bastante (textos, imagens) para ter idéias; 
 
procurar não reeprender o aluno quando ele responder errado, mas incentivá-lo a tentar novamente. 
 
 
 | 
9 
 | 
não consegue estruturar textos 
 |  
 | 
10 
 | 
não tem sequência lógica de ideias 
 |  
ordenar sequências de acontecimentos (figuras) e escrever uma história; 
 
o professor lerá um texto interrompendo-o várias vezes, solicitando que os alunos o completem; 
 
produção de texto em grupo. 
 
 
 | 
11 
 | 
não se concentra 
 |  
Hora do Jogo (dama, dominó, milhão, montagens, da velha, pega varetas...); 
 
Ditado Relâmpago ( o professor mostra a figura ou palavra durante alguns segundos e em seguida o aluno escreve o que viu); 
 
contar uma história fazendo o entendimento do texto. Contar a mesma história no dia seguinte modificando detalhes para que os alunos desenhem ou escrevam sobre as cenas mentirosas. 
 
 
 | 
12 
 | 
recusa-se a fazer as atividades 
 |  
analisar  se as atividades programadas estão interessantes, coerentes, desafiadoras; 
 
elogiar quando fizer as atividades; 
 
conversar e se perceber algum problema aconselhar; 
 
tentar convencer amigavelmente; 
 
exercer autoridade; 
 
ser um verdadeiro general algumas vezes; 
 
persuadir; 
 
em algumas situaçoes procurar ignorar para não realçar a atitude; 
 
convocar os pais; 
 
encaminhar à Orientação, Direção e ao Psicopedagogo para possíveis encaminhamentos (Psicólogo, Neurologista). 
 
 
 | 
13 
 | 
não reconhece os números; não associa o numeral à quantidade 
 |  
Bingo; 
 
Dominó; 
 
Material Dourado; 
 
Ábaco. 
 
 
 | 
14 
 | 
não faz a sequência numérica 
 |  
Tabuleiro; 
 
Bingo com falta de números; 
 
pular corda com cantiga que tenham sequências. Ex.:( com quantos anos você vai se casar? Com 1, com 2, com 3,..., pares e ímpares, 5 em 5, etc.) 
 
 
 | 
15 
 | 
não abstrai operações matemáticas 
 |  
Boliche (soma ou subtração); 
 
Dominó; 
 
brincar de feira, supermercado, comprar e vender. 
 
 
 | 
16 
 | 
tem medo de fazer, é inseguro 
 |  
 |