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sábado, 1 de junho de 2013

Distúrbios de Aprendizagem - Dicas e Sugestões

ESTRATÉGIAS GERAIS PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA NA ESCOLA:
dar mais tempo para o aluno nas atividades que envolvem leitura;

aumentar o espaço entre as letras e destacar as partes mais importantes (atenção visual);

possibilitar leitura em voz alta dos textos e enunciados quando necessário;
 
 esclarecer as dúvidas sobre textos/enunciados (antes de presumir falhas de conteúdo);
 
 erros ortográficos atípicos fazem parte do quadro e não devem ser descontados;
 usar recursos visuais para apresentar ou resumir os conteúdos (desenhos, figuras ou esquemas);
 permitir que o aluno responda oralmente ou através de recursos visuais;
→ atividades alternativas de aprendizado (museus, exposições, filmes, etc.);
→ permitir a gravação das aulas e/ou indicação material audiovisual sobre o conteúdo*

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HABILIDADES IMPORTANTES PARA A LEITURA

→ Consciência fonológica: capacidade de perceber e manipular sons da fala
- reconhecer os sons das palavras (usar palmas);
- fazer rimas, acrescentar e retirar partes das palavras, formando outras.

→ Nomeação de letras e associação letra-som
- usar jogos ou músicas para facilitar a memorização;

- usar letra bastão, evitando informações conflitantes antes da consolidação desta fase (letra cursiva);

- evitar exposição a uma segunda língua quando houver dificuldade.

→Decodificação fluente (conversão letra-som)
- começar com palavras simples e regulares;

- aumentar progressivamente a complexidade (palavras maiores, irregulares, frases curtas, etc.)

→ Domínio da língua (aspectos estruturais e semânticos) e narrativa oral

- vocabulário (sentido literal e figurado); palavras derivadas;

- estrutura frasal e relação entre as frases;

- pistas do contexto e inferências;

- ideia central (personagens e fatos principais);

- sequência temporal e os termos indicativos;

- informações implícitas (o que o personagem pensou ou sentiu; o que poderia ser diferente).


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LOCAIS PÚBLICOS PARA AVALIAÇÃO DO TDAH

PROGRAMA DE DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÕES PRECOCES

(Exclusivo para menores de 06 anos)
Serviço de Psiquiatria da Infância e AdolescênciaInstituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 - Ambulatório - Térreo - Ala Sul
Cerqueira César - SP
CEP: 05403-010
Agendamento de consultas / informações: (11) 2661-6440
Coordenador: Prof. Guilherme Polanczik 
• PRODATH - Projeto de Déficit de Atenção e Hiperatividade (adultos)
Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 - ambulatório térreo - HC - USP
Cerqueira César - SP
CEP: 05403-010
MARCAÇÃO DE CONSULTAS – (Só para Projetos de Pesquisa e que o interessado tenha disponibilidade de tempo para participar do  mesmo)
INFORMAÇÕES:  às 4ªs feiras das 8:30h até 12h - telefone (11) 3069-6971
Coordenador: Dr. Mário Louzã Neto

• ADHDA - Ambulatório para Distúrbios Hiperativos e Déficit de Atenção (crianças e adolescentes)

Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência - HC - USP
Av. Dr. Ovídio Pires de Campo, s/n - CEP 05403-010
Telefone : (11) 3069-6509 ou 3069-6508
Coordenador: Dr. Ênio Roberto de Andrade
• Ambulatório de TDAH em São Paulo, SPUnidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência (UPIA)
Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP)
R. Borges Lagoa, 570 
Vila Clementino
Atendimento gratuito

Atende crianças e adolescentes 
Os interessados podem dirigir-se ao Departamento de Psiquiatria de segunda a sexta, das 8 as 12 e das 14 as 17 horas para entregar encaminhamento e fornecer dados para a triagem.
Coordenadora: Prof. Dra. Maria Conceição do Rosário 

sábado, 4 de maio de 2013

Psicopedagogos reivindicam regulamentação do exercício da atividade de psicopedagogia


           A Comissão de Educação, Cultura e Esporte realizou, no último dia 3 de 
maio, audiência pública para debater a regulamentação da atividade dos 
psicopedagogos, que é objeto do projeto de lei da Câmara 31/2010. 
Participaram do debate uma representante da categoria, que defendeu a 
regulamentação, além de representantes de psicólogos e 
fonoaudiólogos, que argumentaram contra a aprovação do projeto.
          A presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Quézia 
Bombonatto, explicou que a atividade lida com o processo da 
aprendizagem, levando em consideração a influência do meio, como a 
família, a escola e a sociedade. Ela informou que a psicopedagogia é 
praticada no país há 35 anos, tendo desenvolvido, ao longo do tempo, 
produção acadêmica e ferramentas próprias, e que há hoje mais de 150 
mil psicopedagogos no Brasil.
          Quézia Bombonatto assegurou que a atuação do psicopedagogo não 
invade as áreas de atuação de outros profissionais e argumentou que a 
sociedade já legitimou a prática, que, segundo ela, já é regulamentada 
em vários países.
          - A regulamentação é questão de disciplinamento. Se já há mais de 150 
mil profissionais na área, é importante haver disciplinamento. Já temos 
código de ética, mas é importante que tenhamos respaldo da lei – disse.
Participaram da mesa, representantes de outras categorias que se 
posicionaram contra a regulamentação da profissão do psicopedagogo: a
presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia, Bianca Queiroga; 
Celso Tondin, integrante do Conselho Federal de Psicologia e a diretora 
da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia, Alayde Maria 
Digiovanni.
           Ao final do debate o relator do projeto na CE, senador Randolfe 
Rodrigues (PSOL-AP), disse acreditar que na negociação que resulte no 
consenso entre as diversas categorias, de modo que seja possível 
regulamentar a atividade e resguardar as competências dos demais 
profissionais.
          O presidente da comissão, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), disse que 
solicitará aos ministérios do Trabalho, da Saúde e da Educação que se 
manifestem a respeito da regulamentação da atividade de 
psicopedagogia.

Fonte: Portal de Notícias,Agenda do Senado . Em itálico, recordes da 
publicação de Moisés de Oliveira Nazário

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Neurociências em benefício da Educação!: Plasticidade Cerebral e Podas Neuronais (Apoptose)...

Neurociências em benefício da Educação!: Plasticidade Cerebral e Podas Neuronais (Apoptose)...: Imagem:  http://www.bluesci.org/?p=6631        Durante muitos anos predominou a crença de que após o nascimento os neurônios eram in...

Neurociências em benefício da Educação!: Será que são 12 ou 13?

Neurociências em benefício da Educação!: Será que são 12 ou 13?: Aqui temos um  GIF animado. Se você olhar de perto você pode contar 12 pessoas pequenas. Após o gif desliza a imagem e você acaba com 13 p...

sábado, 27 de abril de 2013

Psicopedagogia em Ação!: Criatividade com ARTERAPIA

Psicopedagogia em Ação!: Criatividade com ARTERAPIA: Atualmente, estamos seduzidos pelos atrativos tecnológicos adquiridos para o lazer doméstico, encantando os adultos e “hipnotizando” as...

Psicopedagogia em Ação!: Dislalia

Psicopedagogia em Ação!: Dislalia: Dislalia:Definição à Intervenção Algumas causas da dislalia:  -alteração ou má formação do órgão fonador ou auditivo.  -Cada pess...

Psicopedagogia em Ação!: Filhos/Aprendizes são como Navios - Mensagem e Din...

Psicopedagogia em Ação!: Filhos/Aprendizes são como Navios - Mensagem e Din...: Filhos são como navios…   Esta mensagem em vídeo ou texto, traz uma bela leitura de vida sobre a relação PAIS e FILHOS ! Neste...

Psicopedagogia em Ação!: Agnosia-Perturbação Visual e Tátil

Psicopedagogia em Ação!: Agnosia-Perturbação Visual e Tátil: Agnosia A agnosia é uma perturbação pouco frequente que se caracteriza pelo fato de a pessoa poder ver e sentir os objetos, mas...

Psicopedagogia em Ação!: Escrita Espelhada - Definição e Ações!

Psicopedagogia em Ação!: Escrita Espelhada - Definição e Ações!:   O motivo mais comum para as crianças, em fase de alfabetização, escreverem espelhado relaciona-se à imaturidade dos neurônios , que a...

Psicopedagogia em Ação!: Consciência Fonológica/Atividades Práticas/Apoio/A...

Psicopedagogia em Ação!: Consciência Fonológica/Atividades Práticas/Apoio/A...: ALFABETIZAÇÃO Os sons da língua Antes da alfabetização, é muito importante despertar a consciência fonológica nas crianças P...

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Psicopedagogia em Ação!: Matemática x Discalculia

Psicopedagogia em Ação!: Matemática x Discalculia: DISCALCULIA                  A importância em diagnosticar a discalculia Há um urgência grande para se descobrir ...

terça-feira, 9 de abril de 2013

Dificuldades e Interferências







Dificuldades dos Alunos
Interferências
1
não reconhece as letras

  • Bingo;
  • apresentar cada letra do alfabeto com músicas;
  • recortar palavras (iniciadas pela letra..., terminadas com a letra...).
2
não consegue formar palavras

  • desfazer uma palavra recortando suas letras, embaralhando e montando novamente;
  • recortar letras e formar palavras;
  • formar palavras com o alfabeto móvel;
  • Bingo;
  • Forca;
  • competição em grupos, por exemplo, formar a maior lista de frutas, carros, animais, etc.;
  • formar o maior número de palavras usando somente as letras de uma palavra escolhida. Ex.: melancia - mel, laca, Ana, anel, canela, mela, lance, além, ela.
  • analisar rótulos e identificar o nome do produto, não a marca. Encaixar os nomes numa sequência vertical alfabética ou num acróstico. Expor na classe.
  • Dominó com figuras e palavras;
  • Dominó com palavras em letra bastão de um lado e letra cursiva do outro;
  • o que tem lá... na cozinha, no quarto, na sala, no quintal. Cada grupo escreve no seu quadro e depois compara com os outros grupos;
  • Colcha de Retalhos - uma surpresa, um dia feliz, um dia triste, uma estrepolia (uma arte), músicas que mais gosta, um passeio inesquecível, um susto, um tombo...;
  • completar as palavras que estão faltando letras;
  • cruzadinhas;
  • cartazes de refêrencias.
3
não consegue formar frases

  • recortar as palavras de um texto, uma a uma, embaralhar e montar novamente;
  • mandar pequenos bilhetes;
4
não tem segmentação frasal

  • dar um texto todo emendado e pedir que o aluno o separe em palavras (ASABELHINHASPRODUZEMDELICIOSOMEL)
  • ler um texto batendo palmas entre cada palavra, ou dizendo espaço entre as palavras. Ex.: As (espaço)abelhinhas(espaço)...
5
lê, mas não escreve

  • copiar textos interessantes;
  • Stop;
  • mandar bilhetinhos;
  • Hora de Tudo Escrito (os alunos só podem se comunicar por escrito com a professora e com os colegas, senão pagarão um castigo ou multa. Os que conseguirem por ganhar um pequeno prêmio).
6
só copia, mas não lê

  • realizar as etapas 1, 2, e 3.
7
lê, mas não entende

  • contar e explicar uma piada;
  • desenhar, mostrar e explicar seu desenho;
  • o aluno contará a história de um livro sem palavras.
8
não se expressa bem oralmente

  • idem aos itens da etapa 7;
  • Hora da Conversa ou da novidade;
  • o aluno deve ler bastante (textos, imagens) para ter idéias;
  • procurar não reeprender o aluno quando ele responder errado, mas incentivá-lo a tentar novamente.
9
não consegue estruturar textos

  • ter contato e identificar diferentes tipos de textos.
10
não tem sequência lógica de ideias

  • ordenar sequências de acontecimentos (figuras) e escrever uma história;
  • o professor lerá um texto interrompendo-o várias vezes, solicitando que os alunos o completem;
  • produção de texto em grupo.
11
não se concentra

  • Hora do Jogo (dama, dominó, milhão, montagens, da velha, pega varetas...);
  • Ditado Relâmpago ( o professor mostra a figura ou palavra durante alguns segundos e em seguida o aluno escreve o que viu);
  • contar uma história fazendo o entendimento do texto. Contar a mesma história no dia seguinte modificando detalhes para que os alunos desenhem ou escrevam sobre as cenas mentirosas.
12
recusa-se a fazer as atividades

  • analisar  se as atividades programadas estão interessantes, coerentes, desafiadoras;
  • elogiar quando fizer as atividades;
  • conversar e se perceber algum problema aconselhar;
  • tentar convencer amigavelmente;
  • exercer autoridade;
  • ser um verdadeiro general algumas vezes;
  • persuadir;
  • em algumas situaçoes procurar ignorar para não realçar a atitude;
  • convocar os pais;
  • encaminhar à Orientação, Direção e ao Psicopedagogo para possíveis encaminhamentos (Psicólogo, Neurologista).
13
não reconhece os números; não associa o numeral à quantidade

  • Bingo;
  • Dominó;
  • Material Dourado;
  • Ábaco.
14
não faz a sequência numérica

  • Tabuleiro;
  • Bingo com falta de números;
  • pular corda com cantiga que tenham sequências. Ex.:( com quantos anos você vai se casar? Com 1, com 2, com 3,..., pares e ímpares, 5 em 5, etc.)
15
não abstrai operações matemáticas

  • Boliche (soma ou subtração);
  • Dominó;
  • brincar de feira, supermercado, comprar e vender.
16
tem medo de fazer, é inseguro

  • Ditado espontâneo ( o aluno escreve tantas palavras começadas com a letra...);
  • Ditado relâmpago;
  • elogiar e salientar os seus acertos.

Fonte não encontrada.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Test Exploratorio de Dislexia Específica (TEDE) by AlexiaMorales

teste dislexia by Dalva E Carol

Teste de Snellen by janainaluna

Avalição Motora by janainaluna

TIPOLOGIA DE ERROS ORTOGRÁFICOS by Patrícia Almeida

Desempenho Escolar by janainaluna

Ficha Avaliativa de Redação by janainaluna

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