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quinta-feira, 27 de junho de 2013

Dinâmicas de grupo




A dinâmica de grupo é uma forma lúdica de estimular a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades cognitivas necessárias para diminuir ou amenizar ou sanar possíveis dificuldades de aprendizagem. Tais atividades tem sua função no espaço escolar mas também nos espaços terapêuticos da Psicopedagogia e da Arteterapia.


CACHORRO E GATO CEGO
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Audição, atenção
MATERIAL: Lenços
LOCAL: Sala, quadra, pátio
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos
Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.

QUAL O PERFUME?
IDADE:  9 anos em diante
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Desenvolver o olfato
MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos, sendo que um irá para o centro com olhos vendados
Execução: o professor dará ao alunos do centro para cheirar o perfume e dirá: - deverás reconhecer este aroma entre outros que vou te dar. Em seguida dará alvejante, etc... Este deverá identificar, entre outros qual foi o primeiro, etc.

TOCAR O CEGO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Desenvolvimento-perspectivo
LOCAL: Ar-livre, salão
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.

COM QUEM ESTARÁ A BOLA?
IDADE:  9 anos
OBJ. ESP.: Atenção, perspicácia
MATERIAL: Bola
LOCAL: Pátio, gramado
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados
Execução: os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar repete o jogo.

GARRAFA MÁGICA
IDADE:  8 anos em diante
OBJ. ESP.: Desenvolver a imaginação
MATERIAL: Uma garrafa
LOCAL: Sala, pátio
Formação: círculo
Organização: os alunos em círculo, o professor no centro
Execução: o professor gira a garrafa no solo e quando esta parar apontará na direção de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar uma tarefa determinada pela turma ou professor.

COMER A MAÇÃ
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Controle Emocional
MATERIAL: Maçã
LOCAL: Quadra, pátio
Formação: fileiras
Organização: em fileiras, tendo na frente das mesmas, maças penduradas
Execução: ao sinal procurar morder a maçã que lhe corresponde, sem segura-la, dentro de um tempo determinado. Vencerá a fileira que obtiver maior número de pontos, por mordida, ou que morder a maçã primeiro, ou ainda o que comer a maçã primeiro.

O CACHORRO E O OSSO
IDADE:  7 anos
OBJ. ESP.: Atenção, audição
MATERIAL: Qualquer objeto
LOCAL: pátio, gramado
Formação: círculo
Organização: os alunos em círculos. Um sentado ao centro tendo olhos vendados, que será o cachorro. Perto de si haverá um objeto “o osso”
Execução: dado o sinal, o professor indicará um dos alunos no círculo que tentará cautelosamente pegar o osso. Percebendo o ruído, o cachorro latirá e indicará o lado do ruído. Ao acertar a direção o professor indicará outro aluno. Se um conseguir e não for adivinhado se tira as vendas e tenta adivinhar.

O MICO
IDADE:  7 anos em diante
OBJ. ESP.: Atenção, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Quadra, gramado, pátio
Formação: círculo
Organização: em círculo, ficando dois alunos que se defrontam, de posse de uma bola. Uma bola será designada “MICO”
Execução: ao sinal de início, os alunos que tem a bola passam-na ao colega da esquerda, o qual rapidamente faz o mesmo e assim sucessivamente. As bolas são passadas, o objetivo é fazer com que uma bola alcance a outra, isto é, que o “mico” seja apanhado sendo que todos evitam que isto aconteça em suas mãos. Quem deixar cais a bola deve recuperá-la sozinho e voltar ao seu lugar para recomeçar a passá-la. Cada vez que o mico é apanhado interrompes-se a brincadeira e o aluno que permitir ficará no centro até ser substituído.

ESTALINHO
OBJ. ESP.: Coordenação motora, ritmo, atenção
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculo
Organização: alunos numerados seguidamente formando um círculo na posição “sentados”. Todos iniciam o jogo batendo duas vezes e estalando os dedos uma vez na mão direita e outra esquerda.
Execução: um aluno ao estalar os dedos da mão direita diz seu número e ao estalar da mão esquerda, chama um número correspondente, a um companheiro. Aquele que for chamado continuará o jogo dizendo o seu número e chamando outro. Quem errar e quem chamar o número que já saiu, também irá sair.

ELEFANTE VOA?
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Atenção
LOCAL: Sala, quadra
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo
Execução: o professor pergunta se determinados bichos voam. Se voam, os alunos deverão responder: voa e fazerem gestos com os braços. Ex.: Galinha voa? Pássaro voa? Elefante voa? O aluno que cometer algum engano pagará prenda no final.


DESCOBRIR O QUE ESTÁ MUDADO
IDADE:  Todas
OBJ. ESP.: Memória, perspicácia, observação
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculos
Organização: pede-se a um aluno que deixe o local e faz-se algumas modificações
Execução: quando o aluno voltar o grupo começará a contar aumentando ou diminuindo a intensidade do canto à medida que ele se aproxima ou afasta do que mudou.

AI VAI O GANSO
IDADE:  7 anos em diante
OBJ. ESP.: Desenvolver os sentidos, memória
LOCAL: Pátio e quadra
Formação: fileira
Execução: o primeiro virando para o seguinte e dizendo: “Ai vai o ganso”. O segundo dirá “Que ganso?” Ao que o primeiro responde: “O ganso”. O segundo fala: ... ah... o ganso. A pergunta será repetida e assim sucessivamente. Assim corre-se todas as fileiras.



JOGO DO LIMÃO
IDADE: 6 anos em diante
OBJ. ESP.: Ritmo, Atenção
MATERIAL: Limão
LOCAL: Quadra, pátio, sala, gramado
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo, tendo um, posse de um limão
Execução: os alunos iniciarão a brincadeira cantando: Meu limão, meu  limoeiro... ao mesmo tempo passando o limão aos colegas. Ao findar a canção, o aluno que estiver de posse do limão será eliminado.

JOGO DA MEMÓRIA
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Memória, tato
MATERIAL: Lápis, grampos, moedas, giz, etc
Formação: em pé, formando um círculo, mãos para trás
Execução: o recreador entregará para um aluno um objeto após outro para ser passado adiante. Após serem passados todos os objetos, todos se sentarão e rapidamente escreverão o nome dos objetos que passarem pelas suas mãos. Vencerá quem escrever mais nomes dos objetos em um tempo determinado.


BOM DIA
IDADE: 7 anos em diante
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Educação dos sentidos
MATERIAL: Lenço
LOCAL: Quadra ou pátio
Formação: círculos
Organização: alunos em pé em círculo. Um no meio com os olhos vendados.
Execução: os alunos do círculo caminharão e sendo um apontado, dirá: Bom dia! Se o aluno de olhos vedados identificar a voz do colega, trocará de lugar com este.

CÍRCULOS UNIFICADORES
IDADE: Ambos
OBJ. ESP.: Pronta reação e atenção
MATERIAL: Disco, toca-fitas
LOCAL: Ar livre e salão
Formação: em círculos de pé
Execução: a turma se desloca ao som da música. Quando esta parar devem formar grupos de 5 ou 3, anteriormente determinados. Os que sobrarem ficam prisioneiros dentro do círculo. Termina quando fica somente um prisioneiro no círculo.

PERSEGUIR A BOLA
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Astúcia, rapidez, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Ar livre
Formação: duas colunas em posição fundamental. O primeiro de cada equipe com uma bola.
Execução: o primeiro de cada coluna lança a bola o mais longe possível no terreno do fogo. Isto feito, todos deverão correr para reformar a coluna atrás da bola atirada pela coluna contrária. Vencerá a coluna que se reformar em primeiro lugar.

CORRER EM CIRCUITO
IDADE: 9 anos
OBJ. ESP.: Iniciação desportiva (hand e basquete)
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra
Formação: fileiras
Organização: 2 fileiras frente a frente formando 2 equipes A e B. Primeiro aluno de cada fileiras com uma bola.
Execução: ao sinal, o aluno de posse da bola corre em direção ao que está na outra extremidade da fileira. Neste momento há trocas de lugares. O primeiro fica último e inicia a passagem da bola ao outro. Quando chegar o 1º fica último e inicia a passagem da bola ao outro. Quando chegar o 1º, a 1º de posse da bola. Vencerá o que executar a tarefa primeiro.

PASSE PASSE
IDADE: 10 anos
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Habilidade ao passar a bola, destreza, iniciação desportiva (handball e basquete)
MATERIAL: Bolas, arcos
LOCAL: Quadra, pátio, gramado
Formação: fileiras (alunos em círculos demarcados ou dentro de arcos)
Organização: 2 fileiras frente a frente, separadas por uma certa distância, formando 2 equipes A e B. Dois alunos de cada equipe serão destacados para ocupar um lugar, pouco afastado das extremidades, na luta central que separa as fileiras.
Execução: ao sinal, o aluno nº 1 de cada equipe, passará a bola ao nº 2 e este ao 3; 3 ao 4... O último de posse da bola, correrá em direção ao nº 1. neste momento os demais trocam de lugar e o último ocupa o lugar do 1º. Reinicia-se o exercício, até chegar à posição inicial. ERROS: sair do lugar ao passar ou receber a bola, deixar cair a bola, abandonar seu lugar antes que o vizinho deixe o seu.

DÊ 5 PASSOS E FUJA
IDADE: 7 anos
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Orientar-se no espaço em relação a objetos e pessoas
LOCAL: Quadra, pátio
Formação: grupos de 3
Organização: três alunos sentados: 1 fugitivo e 2 pegadores
Execução: o fugitivo levantar-se-á, dará 5 passos e correrá sendo perseguido pelos outros que tentarão toca-lo. Tocando o perseguido, os 3 sentar-se-ão e reiniciarão a atividade trocando os papéis.

JACO E RAQUEL
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Senso de orientação, coragem, acuidade auditiva
MATERIAL: Lenço, sininho
LOCAL: Sala, quadra
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo, mãos dadas para limitar o espaço onde 2 companheiros vão correr. Jacó com olhos vendados e Raquel com um sininho.
Execução: ao sinal de início, Raquel correrá dentro do círculo soando o sininho. Jacó (levantará) tentará pega-la. Quando for apanhada, os dois escolhem os substitutos.

BOLA DO CAÇADOR
IDADE: 7 e 9 anos
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Habilidade motora, rapidez, atenção
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra
Formação: livres
Organização: livres na quadra, um aluno de  posse da bola será o caçador vai sair para caça e começa a perseguir procurando tocar com a bola um colega. O que for pego, será o cão de caça e ajudará o caçador fazendo trocas de passes a fim de chegar mais perto da caça. O jogo prosseguirá até que todos sejam caçados.

REVEZAMENTO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Velocidade
MATERIAL: Bastão de 25m de comprimento
LOCAL: Ar livre
Formação: colunas
Organização: 2 colunas frente a frente com mais ou menos 10 de distância, sendo que o primeiro aluno segura um bastão.
Execução: ao sinal, correrão, descrevendo em círculos pelo campo ao chegar a sua coluna passarão ao companheiro o bastão e assim sucessivamente. Vencerá a coluna que concluir o exercício primeiro.
Obs.: os alunos poderão primeiramente fazer o mesmo em caminhada rápida.

CORRA SEU URSO
IDADE: 7 e 9 anos
OBJ. ESP.: Atenção, rapidez, agilidade
LOCAL: Quadra
Formação: fileiras à frente de uma linha a 10 metros, a frente deve estar uma outra aluna de costas, será o “urso”.
Execução: os alunos da fileira gritarão “corra, seu urso”. O urso sairá do seu lugar e virá ao seu encalço (dos colegas). Estes procurarão correr para o lado em que o urso estava, sem entretanto, serem pegos. Os que o urso pegar, serão os ursinhos que auxiliarão o urso pegar.

BOLA AO CENTRO
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, destreza, reflexo
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: 2 círculos concêntricos
Organização: os alunos do círculo central serão nº 1 e os de fora nº 2. Uma bola ao centro
Execução: ao sinal, os números 2 correrão em círculo, e ao chegarem no seu par, passa por entre as pernas do companheiro e tentam pegar a bola. O que conseguir receberá 5 pontos e trocará de lugar.

BOLA AOS 4 CANTOS
IDADE: 7 a 9 anos
OBJ. ESP.: Habilidade motora, espírito de equipe, reflexo
MATERIAL: Bola de tênis - preferencialmente
LOCAL: Quadra
Formação: 2 colunas
Organização: 2 alunos de cada equipe nos cantos da quadra
Execução: ao sinal, o professor dará a partida do centro da quadra atirando bola ao alto; abre dois adversário. Trocarão de passes entre seus companheiros que estão espalhados na quadra. Contará pontos cada vez que a bola chegar as mãos dos companheiros.

DANÇA DAS CADEIRAS
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Atenção, agilidade
MATERIAL: Cadeira, toca-fitas
LOCAL: Ar livre, salão
Formação: cadeiras em fileiras aos pares, umas de costas para as outras
Organização: o número de cadeiras será a menos do que o número de participantes
Execução: ao som da música, os alunos contornarão as cadeiras. Quando esta parar, todos procurarão sentar-se. O que sobrar sairá fora e retira-se uma cadeira. Vencerá o último a sentar.

CROQUETE
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, destreza, atenção
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: 2 colunas
Organização: duas colunas frente a frente nas extremidades da quadra sendo equipe A e B. entre as colunas estarão dispostos 8 alunos de grande afastamento lateral.
Execução: ao sinal, o 1º alunos de cada equipe deverá passar entre as pernas do companheiro descrevendo um zig-zag. Voltarão a coluna saindo o seguinte. Vencerá a equipe que completar a tarefa em primeiro lugar.

MUDANÇA TRÍPLICE
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Equilíbrio, destreza e reflexo
LOCAL: Quadra
Formação: círculo
Organização: os alunos numerados de 3 em 3, ficando um sozinho no centro do círculo.
Execução: ao sinal, ele dirá um dos três números (1, 2, 3) e todos os alunos correspondentes ao nº chamado deverão mudar rapidamente um ao outro. O aluno do centro durante essa mudança deverá ocupar um dos lugares. Aquele que não chegar ao lugar, sobra e irá ao centro.

NOME: FUTEBOL COM AS MÃO
IDADE: 10 anos
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Melhorar o trabalho de braço e o trabalho central do corpo-trabalho – respeitar regras e leis
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra
Formação: livre – 2 equipes
Organização: livre – o professor ao centro fará, bola ao alto.
Execução: cada equipe procurará somente tocando, fazendo gol. Não poderão agarrar e nem conduzir. O jogo será sempre com o tronco flexionado. Vencerá a equipe que fizer o maior número de gols.


CORRER EM COLUNA
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Habilidade de correr em grupo, agilidade, rapidez
LOCAL: Quadra, pátio
Formação: colunas
Organização: 2 colunas à frente de uma linha de partida, na posição sentados
Execução: ao sinal “já” os alunos saem correndo até um lugar determinado. O último coloca-se em 4 apoios e os demais voltam pulando por cima do mesmo. Será vencedora a coluna que primeiro estiver na posição inicial sentada em silêncio.


APANHAR O LENÇO
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, destreza
MATERIAL: Lenço
LOCAL: Quadra
Formação: fileiras
Organização: duas fileiras numeradas frente a frente, separadas mais ou menos 10 metros
Execução: o professor chamará um número. Os alunos correspondentes ao número chamado deverão correr ao centro, tentando levar o lenço consigo. Se o adversário não o tocar, sua equipe terá dois pontos, se for tocado, terão somente 1 ponto. Vencerá a equipe que obtiver maior número de pontos em determinado tempo ou quem chegar a um determinado no primeiro.


CORRIDA DE DUPLAS
IDADE: Ambos
OBJ. ESP.: Rapidez, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Ar livre
Formação: colunas
Organização: uma bola colocada à frente de cada coluna distante 7 m, alunos atrás da linha de partida.
Execução: o 1º aluno de cada fila, ao sinal, corre em torno da bola, volta ao seu lugar, toma o 2º pela mão, correm ambos em redor da bola e retorna ao ponto de partida. O 1º se coloca à retaguarda de sua coluna enquanto o 2º toma o 3º pela mão repetindo o percurso. Até que todos tenham corrido 2 a 2. vencerá a equipe que completar o percurso em 1º lugar.


COMPANHEIROS ÁGEIS
IDADE: 10 anos
OBJ. ESP.: Rapidez e agilidade
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: círculos
Organização: círculo A e B a uns 3 a 5 metros de distância um do outro. Alunos de mãos dadas (de cada círculo). Os alunos do círculo A terão seu par no círculo B, e vice-versa.
Execução: os alunos de mãos dadas se deslocarão saltando. Ao sinal os dois círculos se dissolvem a cada aluno procura o seu par e ambos tomam posição de cócoras. O último par a se encontrar pagará prenda.


IDENTIFICAR OS GRUPOS
IDADE: 6 anos em diante
OBJ. ESP.: Rapidez, percepção, rápida reação, atenção
LOCAL: Ar livre
Formação: livre
Organização: dizer ao ouvido de cada um, o nome de um animal
Execução: ao sinal, os do mesmo grupo se identificarão por meio de vozes do respectivo animal.


QUEM ANDARÁ MAIS DEPRESSA?
IDADE: 10 anos
OBJ. ESP.: Destreza e rapidez
LOCAL: Pátio ou quadra
Formação: colunas
Organização: 2 colunas sentadas atrás de uma linha demarcada, a um metro de distancia uma da outra.
Execução: quando o professor disser o nome de um objeto ou local, os alunos se levantarão e caminharão rápido (marcha atlética) tocarão com a mão o que foi pedido e voltarão a posição inicial.


CASA DO CACHORRO
IDADE: 8 anos
OBJ. ESP.: Rapidez e atenção
Formação: círculos
Organização: alunos formando 2 círculos concêntricos, sendo o de fora com um aluno a mais. Os círculos andarão em sentido contrário.
Execução: ao sinal os dois círculos param, os alunos afastam as pernas e os de trás colocam a cabeça entre as pernas dos que estão à sua frente. O aluno que sobrar pagará prenda no final.


CABEÇA PEGA RABO
IDADE: 8 anos
OBJ. ESP.: Perspicácia
LOCAL: Pátio
Formação: colunas
Organização: de pé, 2 ou mais colunas, segurando na cintura do colega da frente
Execução: ao sinal os primeiros alunos das colunas tentarão pegar o último (rabo) e estes não permitirão se esquivando. Não poderão arrebentar as colunas. Vencerá a coluna que conseguir pegar o rabo, por último.


PISCAR
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Habilidade de comunicar-se através de sinais, atenção, rapidez de reação
MATERIAL: Cadeiras
Formação: círculo
Organização: dispõe-se várias cadeiras em círculos, em cada uma, senta-se um aluno. Atrás de cada cadeira fica outro colega, tendo as mãos no encosto da mesma
Execução: ao sinal, o aluno sem companheiro piscará a um dos sentados que tentarão mudar para a cadeira do que piscou, sendo que será impedida sua saída, se for tocada nos ombros. Se abandonar a cadeira, a brincadeira prosseguirá.


COCADA
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Habilidade manual, reflexo, espírito de equipe
MATERIAL: Faixas, bolas
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: 2 círculos concêntricos
Organização: 2 a 2 frente, sendo 2 alunos de posse da bola
Execução: passar a bola em zig-zag aos companheiros de sua equipe. Ao chegar ao ponto de partida marca um ponto. (Numera-se os dois círculos, intercalam-se de forma que os nº pares fiquem dentro e os ímpares fora, passa-se a bola aos companheiros de equipe).


BATATA QUENTE
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Rapidez de movimentos, visão
MATERIAL: Lenço
LOCAL: Quadra, pátio, sala
Formação: círculo
Organização: dá-se nó em um lenço que passa a ser a batata quente ao outro. Os alunos sentam-se em círculo, ficando um em pé ao centro.
Execução: ao sinal, o aluno do círculo atira a batata quente ao outro e assim sucessivamente. Enquanto o fazem com a maior rapidez possível, o do centro procurará apanha-la. Se conseguir trocará de lugar com o aluno que arremessou.


BOLA CRUZADA
IDADE: 7 a 9 anos
OBJ. ESP.: Habilidade motora, espírito de equipe, reflexo.
MATERIAL: Faixas e Medicine Ball (bola pesada)
LOCAL: Pátio, quadra
Formação: fileiras
Organização: 2 a 2 frente a frente. Os adversário de uma fileira se intercalam na fileira do outro.
Execução: ao sinal passa a bola em zig-zag para os companheiros da outra fileira. A bola vai e volta. Ao chegar ao ponto de partida marca um ponto de partida. Vencerá a equipe que tiver maior nº de pontos dentro de um tempo determinado.


PROCURA UM PAR
IDADE: 8 anos
OBJ. ESP.: Atenção e agilidade
LOCAL: Quadra e gramado
Formação: círculos concêntricos
Execução: dois círculos concêntricos sendo que os alunos do centro correrão para direita e os de fora correrão para a esquerda. O círculo do interior terá um aluno a menos que o círculo de fora e darão as mãos. O que sobrar pagará a prenda.


ENGANAR, LANÇAR
IDADE: Mais ou menos 9 anos
OBJ. ESP.: Atenção e concentração
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra e pátio
Formação: semi-círculo
Organização: os alunos em semi-círculo com os braços cruzados um deles ocupa o centro e fica com a bola.
Execução: ao sinal, o aluno do centro atira a bola para um companheiro. Este deverá apanha-la, mas se for apenas engano, não poderá descruzar os braços. Segurando a bola, devolve-a ao centro, podendo também iludi-lo. O aluno que deixar cair a bola, ou descruzar os braços, ocupará o último lugar. Quando o aluno do centro errar, será substituído pelo primeiro do semi-círculo.


CARA COM CARA
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Sociabilidade entre os colegas, rapidez de reação, reflexão
LOCAL: Pátio, quadra
Formação: círculos concêntricos
Organização: alunos em círculos, 2 a 2 um no meio
Execução: o aluno do centro dirá: cara a cara, ombro com ombro, frente com frente, costa com costa... trocar. Os alunos aos pares executarão a ordem dada no momento que o do centro falar: “trocar”. Os do círculo do centro trocarão e o que deu a ordem procurará se colocar no lugar de um companheiro.


AVIÃO PEGADOR
IDADE: 7 anos em diante
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Equilíbrio, poder ativo, imitação
LOCAL: Quadra e gramado
Formação: livre
Organização: os alunos livremente na quadra. Um deles será o pegador e tomará a posição de braços elevados lateralmente imitando o avião.
Execução: ao sinal o aluno pegador deverá tocar os companheiros e estes para evitarem ser pegos, ficarão em um só pé com os braços elevados lateralmente.


A BOLA DO GUARDA
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, rapidez
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra
Formação: círculo
Organização: alunos em círculos um ao centro com a bola
Execução: ao sinal, o que está no centro, atira a bola para um do círculo que rapidamente deve colocar a bola no centro e sair ao seu encalço. Se conseguir pega-lo, passará ao centro e reiniciará o jogo. Correr apenas dentro do círculo.


JOGO DOS SÓCIOS
IDADE: 9 em diante
OBJ. ESP.: Sincronização de movimentos, atenção, observação de ordens
MATERIAL: Saquinho de areia
LOCAL: Pátio, gramado
Formação: duas fileiras frente a frente, 2 m (em diante) de distância, todos munidos de saquinhos de areia. Os alunos que se defrontam são sócios.
Organização:
Execução: ao sinal, deverão trocar jogando os saquinhos, obedecendo as ordens dadas: com uma mão, com duas, direita e esquerda. Quando um dos sócios deixar cair no chão o objeto arremessado, os dois terão que sair do jogo. Ganhará os que estiverem na linha, no fim de um determinado tempo.


MARCHA DOS JORNAIS
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Flexibilidade, coordenação de movimentos
MATERIAL: Folhas de jornal
LOCAL: Quadra, pátio, gramado
Formação: fileiras
Organização: em fileiras sobre a linha de partida, munidos de 2 folhas de jornal, pisando sobre uma e segurando a outra. Paralela à linha de partida, troca-se a de chegada a 10 m aproximadamente da primeira.
Execução: ao sinal, os alunos colocam no chão à sua frente a fila de jornal que seguram e passam sobre ela. Em seguida apanham a folha que ficou atrás e colocam-na a sua frente e repetem a ação anterior. Assim prossegue o jogo passando alternadamente sobre uma folha e outra até o fim do percurso. Vencerá o aluno que atingir a linha de chegada em primeiro lugar.


BOLA FUGITIVA
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Rápida reação
MATERIAL: Bola
LOCAL: Gramado, pátio
Formação: círculo
Organização: em círculos de pernas afastadas e mãos nos joelhos, tendo posse de bola
Execução: ao sinal, o aluno do centro jogará a bola a um dos companheiros fazendo com que passe por entre as pernas. Este tentará impedir com as mãos a passagem da bola. Se a bola passar, este aluno sairá do círculo.


TRANSMITIR O RECADO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Decifrar enigmas, astúcia
Formação: 3 fileiras
Organização: 2 fileiras frente a frente, uma em cada extremidade do gramado, formando a equipe A. Entre as mesmas, no centro, em fileiras, a equipe B. o professor dará um enigma a uma das fileiras da equipe A. Estes todos (A1) saberão o provérbio
Execução: ao sinal a fileira A1 tentará transmitir à A2 o provérbio sendo impedida pela equipe B.


BOLA AO CÍRCULO
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, honestidade, rapidez de reação
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Quadra e pátio
Formação: Círculos
Organização: dois círculos distantes 3 m um do outro. Será designado um aluno em cada círculo para serem os iniciantes do jogo, estando os mesmos com a bola na mão
Execução: ao sinal, os alunos iniciantes passarão a bola ao colega da esquerda que dará prosseguimento aos passos. Quando a bola chegar novamente ao iniciante será marcado um ponto: Vencerá o círculo que primeiro fizer 10 pontos.


SEGUINDO OS PASSOS
Idade: Sem restrições
Objetivo Geral:
- Desenvolver a lateralidade
Objetivos específicos:
- Estimular o equilíbrio da criança;
- Desenvolver habilidades lateralidade, esquerda, direita, frente e traz;
- Criar ambiente de participação, interação e socialização entre os colegas;

Materiais Utilizados:
Aparelho de Som (música de qualquer ritmo)
Figura do pé direito e esquerdo para ser pisado mediante a disposição em sala de aula.

Procedimentos:
A professora irá colocar de forma sincronizada os desenhos dos pés direitos e esquerdo, de modo que ao som da música a criança tente acompanhar o ritmo pisando de forma correta os seus pés nas figuras pré disposta na sala ou pátio. A criança poderá ser auxiliado pelo professor ou por outra criança durante o trajeto. Caso a professora prefire ela poderá fazer as marcações dos pés com tinta guache.


 Cadeiras cooperativas
Reuna o grupo ou equipe de trabalho no qual aplicará a dinâmica em uma sala ampla que acomode bem todos os participantes.
Materiais: Cadeiras em círculo; som com CD player; música suave.
Procedimento: Para a “Dança das cadeiras cooperativas” colocamos em circulo, um número de cadeiras menor que o número de participantes. Em seguida propomos um “objetivo comum”.
Colocamos a música e todos dançam. Quando a música é interrompida, todos devem se sentar usando os recursos que estão no jogo: cadeiras e pessoas. Os participantes podem se sentar nas cadeiras, nos colos uns dos outros, ou de alguma outra maneira criada por eles. Em seguida, o coordenador retira algumas cadeiras. Ninguém sai do jogo e a dança continua.
Nesse processo os participantes vão percebendo que podem se liberar dos velhos, desnecessários e bloqueadores “padrões competitivos”.
a. Ficar “colados” às cadeiras. (visão de escassez).
b. Ir todos na mesma direção. (não assumir riscos).
c. Ficar ligado na parada da música (preocupação/tensão).
d. Dançar “travado” (bloqueio de espontaneidade).
e. Ter pressa para sentar (medo de perder).
Na medida em que se desprendem dos antigos hábitos, passam a resgatar e fortalecer a expressão do “potencial cooperativo” para jogar e viver.
a. Ver as cadeiras como ponto de encontro. (visão de abundância).
b. Movimentam-se em todas as direções (Flexibilidade, auto e mútua-confiança).
c. Curtir a música (viver plenamente cada momento).
d. Dançar livremente (ser a gente mesmo é lindo!).
O jogo prossegue até onde o grupo desejar.
Em geral, a motivação é tão intensa que, mesmo depois de sentarem todos, em uma única cadeira, o jogo continua com uma cadeira imaginária.
Daí em diante, é só dar asas à imaginação e dançar em comum-unidade.
Terminar o jogo com todos os participantes sentados nas cadeiras que sobrarem!
Dicas: Discutir com os participantes a importâcia do "potêncial cooperativo" e como este foi estimulado durante a atividade.
Questionar os participantes sobre como foi realizar a atividade, como se sentiram e quais as dificuldades que encontraram para se desligar dos "padrões competitivos".
Observar a autenticidade e o trabalho em equipe dos paricipantes, se sabem cooperar, se são atentos, espontaneidade de cada um.
Tempo de aplicação: 30 minutos
Número máximo de pessoas: 20
Número mínimo de pessoas: 2



CACHORRO E GATO CEGO
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Audição, atenção
MATERIAL: Lenços
LOCAL: Sala sem carteiras e cadeiras, quadra, pátio...
Formação: círculos
Organização: alunos sentam em círculo e dois irão para o centro e terão seus olhos vendados; um será o cachorro e outro o gato.
Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pegá-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.


Muito legal esta dinâmica, vale a pena trabalhar com a família ou com professores e alunos.
A construção coletiva do rosto

Objetivos: Fazer com que os membros do grupo sintam-se à vontade uns com os outros.

Aplicação:

a) Orientar os participantes para sentarem em círculo;
b) O assessor distribui para cada participante uma folha de papel sulfite e um giz de cera;
c) Em seguida orienta para desenhar o seguinte:
- uma sombrancelha somente;
- passar a folha de papel para as pessoas da direita e pegar a folha da esquerda;
- passar novamente;
- desenhar um olho;
- passar novamente;
- desenhar o outro olho;
- passar a direita e... completar todo o rosto com cada pessoa colocando uma parte (boca, nariz, queixo, orelhas, cabelos).
d) Quando terminar o rosto pedir à pessoa para contemplar o desenho;
e) Orientar para dar personalidade ao desenho final colocando nele seus traços pessoais;
f) Pedir ao grupo para dizer que sentimentos vieram em mente.

domingo, 23 de junho de 2013

CONHECENDO SUA CRIANÇA


Expectativas Esperadas para cada faixa etária




FAIXA ETÁRIA: 6 anos


CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS

FÍSICAS
Tem boa atividade ocular; é mais consciente da mão como ferramenta; é bagunçada; apressada; a velocidade é a marca da idade de seis anos; é barulhenta na sala de aula; cai de cadeiras; está aprendendo a distinguir esquerda de direita; tem atividade oral; morde lápis, rói unhas, morde os cabelos (dentição nascendo); cansa-se facilmente; tem doenças freqüentes; aprecia atividades ao ar livre; ginástica.

ADAPTATIVAS
Adora fazer perguntas; adora jogos novos; idéias; adora colorir e pintar; aprende mais com descobertas; aprecia processos mais do que resultados; tenta mais do que pode realizar (olhos maiores que a barriga); faz elaboradas representações dramáticas; faz elaboradas brincadeiras cooperativas; observa símbolos representativos mais importantes; tem relações espaciais e relações funcionais melhor entendidas; está começando a entender o passado quando ligado diretamente ao presente; está começando a interessar-se em habilidades e em técnicas por elas mesmas.

LINGUAGEM
Gosta de “trabalhar”; gosta de explicar algo; é rápida ao explicar algo; é prática em “show and tell” (mostrar algo e depois falar a respeito); adora piadas e jogos de adivinhação; tem linguagem impetuosa e entusiástica; é preocupada, queixosa; antecipa a conclusão da fala de outros;

PESSOAIS-SOCIAIS
Deseja ser a primeira; é competitiva; entusiástica; é ansiosa em afazer tudo corretamente; melhora atitudes com elogios; aceita com dificuldade os fracassos; tem uma grande capacidade de diversão; gosta de surpresas, presentes; deseja ter um bom desempenho na escola; tende a se “má perdedora”; inventa regras; pode ser mandona e brincalhona; crítica dos outros; irrita-se facilmente quando machucada; às vezes é desonesta; acha que amigos são importantes (pode ter uma melhor amiga); adapta-se com dificuldade às transições; substitui a casa pela escola como ambiente de influência mais significativo.


IMPLICAÇÕES PARA A SALA DE AULA                         
A IDADE DE SEIS ANOS É O ESTÁGIO DE “ESCOLHER”, DE GRANDE MOTIVAÇÃO E ANSIEDADE. EXISTEM MUITAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES PARA A SALA DE AULA.

HABILIDADE MOTORA FINA E VISÃO
As crianças devem copiar pouco do quadro-negro. Embora elas façam o que for pedido, essa é uma tarefa difícil para essa idade.
O senso de espaço e a capacidade de ficar em fila são difíceis e são realizados com grande inconsistência. A habilidade de adaptação torna a leitura de instruções realizável.

HABILIDADE MOTORA AMPLA
Os professores devem permitir um nível aceitável de ruído e de atividade na sala de aula; devem esperar alto volume de produção, mas baixa qualidade de realização; as crianças ficam orgulhosas em relação à quantidade de tarefas concluídas, mas se preocupam pouco com a aparência delas; os professores devem prestar atenção ao quanto as crianças se deleitam com o que estão fazendo, especialmente ao que fazem para si próprias, sejam trabalhos escolares, seja a limpeza da aula, seja um lanche; elas estão sempre prontas para experimentos com responsabilidade individual ou coletiva.

CRESCIMENTO COGNITIVO
Jogos de todos os tipos são populares e importantes nessa idade, jogos de linguagem, poemas, charadas e canções divertem e iluminam suas jovens mentes. O ensino através de jogos produz padrões de aprendizagem que se enraízam de tal maneira que o trabalho com um livro de exercícios não faria.
Essa é uma idade de explosão artística, massa de modelar, tintas, cores, livros, costura, dança, músicas são freqüentemente experimentados pela primeira vez com seriedade nessa idade. As crianças necessitam sentir que suas tentativas são valorizadas, que não existe um modo certo ou errado para enfocar um tipo de arte. Correr riscos nessa idade aumentará a expressão e a competência artística futuramente.
As crianças podem começar a entender eventos do passado ( História), quando eles estão associados com o presente. Os professores precisam planejar conteúdos de estudos sociais com um olhar lançado sob o aqui e agora. Passeios são bastante populares e produtivos, quando seguidos de atividades de representação, como histórias sobre experiências e trabalho com blocos.


COMPORTAMENTO PESSOAL E SOCIAL
Comportamentos extremos devem ser compreendidos, mas não tolerados pelo professor. Ataques, brincadeiras inadequadas, dar ordens, reclamar, tagarelar: todos são modos através dos quais a criança de seis anos experimenta sua autoridade em relacionamentos.
Os professores devem ser sensíveis ao extremo no que se refere ao poder das palavras com crianças dessa idade. Um pequeno elogio pode ser tudo que a criança precisa para superar uma situação difícil; críticas rigorosas podem machucá-la profundamente.
Os professores devem estar atentos para tirar o elemento de competição de jogos empregado para ensino. Crianças de seis anos são altamente competitivas e podem exagerar a necessidade de vencer.


FAIXA ETÁRIA: 7 anos


CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS

FÍSICAS
É visualmente míope; trabalha com a cabeça abaixada perto da mesa; segura o lápis na ponta como se com uma torquês; realiza trabalhos escritos limpos e organizados; algumas vezes pode ser tensa; gosta de espaço confinado.


ADAPTATIVAS
Gosta de revisar tarefas aprendidas; necessita de fechamento em suas atividades; deve completar uma tarefa; gosta de trabalhar só; classifica coisas espontaneamente; gosta que alguém leia para ela; tem habilidade reflexiva em desenvolvimento; refaz constantemente o que escreve; quer trabalho perfeito; gosta de repetir tarefas; aprecia trabalhos de manipulação; deseja descobrir como “as coisas” funcionam; gosta de desmontar coisas.


LINGUAGEM
É boa ouvinte; é oradora precisa; gosta de conversas individuais; tem seu vocabulário em desenvolvimento, expandindo-o rapidamente; é interessada no significado de palavras; gosta de enviar recados; tem interesse em qualquer tipo de código.


PESSOAIS-SOCIAIS
É introspectiva, solitária; é,às vezes, mal-humorada; depressiva; amuada; tímida; é irritável “ninguém gosta de mim”; tem sentimentos instáveis; necessita de segurança e de estrutura; conta com a ajuda do professor; não gosta de cometer erros ou se arriscar a cometê-los; é sensível aos sentimentos alheios, mas, às vezes, gosta de fofocar; é séria e conscienciosa; mantém a escrivaninha e o quarto organizados; necessita de apoio constante; não se identifica bem com mais de uma professora; tem gostos e aversões fortes.


IMPLICAÇÕES PARA A SALA DE AULA

CRIANÇAS DE SETE ANOS SÃO INTROSPECTIVAS E IMPREVISIVEIS; GOSTAM DE ESTAR SOZINHAS. O PROFESSOR DEVE ESTAR ATENTO PARA ESSA SENSÍVEL IDADE.

HABILIDADE MOTORA FINA E VISÃO
A letra de forma, os desenhos, os números, etc. das crianças tendem AA ser pequenos, se não forem de tamanho microscópico. As crianças trabalham com a cabeça contra a mesa, freqüentemente escondendo ou fechando um olho. A tarefa de copiar do quadro pode ser prejudicial. Este é o momento inadequado para introduzir a escrita cursiva. .As crianças ancoram a letra de forma à linha de baixo e acham difícil preencher o resto do espaço. Elas seguram o lápis perto da ponta, como se com uma torquês, e consideram difícil relaxar a mão.

HABILIDADE MOTORA AMPLA
Os professores podem planejar períodos de trabalho silencioso contínuo, em uma sala silenciosa e com pouca demonstração de comportamento exagerado. As crianças preferem jogos de tabuleiro a jogos esportivos. Jogos de playground, como pular corda ou amarelinha, são mais populares do que atividades em grupos grandes ou jogos em equipes.

CRESCIMENTO COGNITIVO
Os professores devem prestar atenção à rotina e à necessidade da criança de concluir as atividades, pois elas querem terminar um trabalho iniciado. Os testes com tempo medido são particularmente problemáticos. As crianças gostam de trabalhar sozinhas ou trabalhar em pares. A memorização é uma das atividades preferidas. Elas gostam de códigos, quebra-cabeças e outros segredos.
As crianças desejam que seu trabalho seja perfeito. Prestam atenção nos resultados finais de seus trabalhos de classe, sendo a exibição deles inteiramente apropriada. Elas gostam de repetir tarefas, revisando trabalhos com a professora; gostam de trocar idéias freqüentemente com a professora.
Os professores podem empregar projetos e centros de “descobertas” com sucesso; as crianças são ansiosas para descobrir como tudo funciona. Gostam de colecionar e de classificar.


COMPORTAMENTO PESSOA E SOCIAL
Os professores devem esperar freqüentes trocas de amizades. As crianças trabalham melhor em pares ou sozinhas; elas aceitarão trabalhos individuais para fazer em sua própria classe.
As mudanças de horário são perturbadoras; avise-as com antecedência quando houver substituições. Os professores devem alternar a seriedade da classe para crianças de sete anos com humor e com jogos.
A comunicação com os pais é freqüentemente crítica nessa idade instável.


FAIXA ETÁRIA: 8 anos


CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS

FÍSICAS
Crescimento lento; melhoria no controle temporal; habilidade no controle da bicicleta; habilidade da musculatura ampla aumenta sensivelmente; desenvolvimento rápido e uso habilidoso da musculatura fina; trabalhos manuais e outros projetos são cuidadosa e habilmente concluídos.


ADAPTATIVAS
Pensamento torna-se mais lógico e sistemático; analogias com experiências passadas são utilizadas para lidar com experiências novas; conservação, reversibilidade e classificação para resolver problemas em situações concretas são utilizadas.

LINGUAGEM
Capacidade em lidar com exceções às regras gramaticais; desenvolvimento crescente da compreensão complexa de sintaxe; comunicação um pouco limitada devido à inabilidade de assumir o papel de outro; dificuldade de contar uma história completa por omitir informações cruciais.


PESSOAIS E SOCIAIS
Desejo de vencer e de brincar segundo regras; ideias sobre regras ainda são vagas; atendimento a regras pelo respeito aos adultos e às outras crianças; intransigência em aceitar quaisquer mudanças de regras; sentimentos de adequação dependem amplamente do sucesso na escola; independência e responsabilidade.

IMPLICAÇÕES PARA A SALA DE AULA

HABILIDADE MOTORA FINA E VISÃO

As crianças provavelmente estão prontas para escrever com letra cursiva. Os desenhos entram no estágio esquemático, demonstrando atenção ao projeto, ao equilíbrio e à perspectiva. As habilidades da musculatura fina consolidam-se e desenvolvem-se mais rapidamente.

HABILIDADE MOTORA AMPLA

As brincadeiras ativas devem-se concentrar em habilidades de aprendizagem necessárias para jogos organizados e para os esportes. Atividades como equilibrar-se sobre uma barra ou como as corridas ajudam as crianças a adquirir e a desenvolver habilidades para usar e controlar os grandes músculos.

CRESCIMENTO COGNITIVO

As crianças são capazes de raciocinar logicamente desde que os problemas propostos estejam dentro do domínio de suas experiências diretas. Os professores devem compreender que, apesar de as crianças nessa  idade serem mais lógicas, elas ainda têm dificuldades em explicar uma situação complicada.
Informações ou conceitos devem ser apresentados pelo professor de forma mais variada possível, para cobrir as diversas maneiras de entendimento diferentes de cada criança.
As crianças nessa idade aprendem mais por meio de objetos concretos, realizando na prática o que estão aprendendo.

COMPORTAMENTO PESSOA E SOCIAL

Os relacionamentos com os colegas aumentam em importância e em intensidade.
Os professores deveriam envolver as crianças em atividades de grupo que proporcionassem a elas aceitação, atividades em que elas estabelecessem papéis e em que atingissem algum prestígio. Conforme as crianças interagem com os professores, elas estão aprendendo a relacionar-se emocionalmente com adultos fora de casa e lentamente atingem independência da família. O professor deveria encorajar a criança de oito anos a assumir responsabilidades, tais como ir às compras e cuidar de suas necessidades pessoais.


FONTE: 
Shores, Elizabeth F., Grace, Cathy. Manual do Portfólio: um guia passo a    passo para professores; trad. Ronaldo Cataldo Costa. – Porto Alegre: Artmed, 2001.

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