É UM IMENSO PRAZER COMPARTILHAR IDEIAS, PENSAMENTOS E CONHECIMENTO COM VOCÊ.

Tradutor

Translate

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Silvana Lima Psicopedagoga Clínica e Institucional: A Deficiência Visual na Escola: Estratégias e recursos da aula

Silvana Lima Psicopedagoga Clínica e Institucional: A Deficiência Visual na Escola: Estratégias e recursos da aula

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Psicopedagogia em Ação!: Matemática x Discalculia

Psicopedagogia em Ação!: Matemática x Discalculia: DISCALCULIA                  A importância em diagnosticar a discalculia Há um urgência grande para se descobrir ...

terça-feira, 9 de abril de 2013

Dificuldades e Interferências







Dificuldades dos Alunos
Interferências
1
não reconhece as letras

  • Bingo;
  • apresentar cada letra do alfabeto com músicas;
  • recortar palavras (iniciadas pela letra..., terminadas com a letra...).
2
não consegue formar palavras

  • desfazer uma palavra recortando suas letras, embaralhando e montando novamente;
  • recortar letras e formar palavras;
  • formar palavras com o alfabeto móvel;
  • Bingo;
  • Forca;
  • competição em grupos, por exemplo, formar a maior lista de frutas, carros, animais, etc.;
  • formar o maior número de palavras usando somente as letras de uma palavra escolhida. Ex.: melancia - mel, laca, Ana, anel, canela, mela, lance, além, ela.
  • analisar rótulos e identificar o nome do produto, não a marca. Encaixar os nomes numa sequência vertical alfabética ou num acróstico. Expor na classe.
  • Dominó com figuras e palavras;
  • Dominó com palavras em letra bastão de um lado e letra cursiva do outro;
  • o que tem lá... na cozinha, no quarto, na sala, no quintal. Cada grupo escreve no seu quadro e depois compara com os outros grupos;
  • Colcha de Retalhos - uma surpresa, um dia feliz, um dia triste, uma estrepolia (uma arte), músicas que mais gosta, um passeio inesquecível, um susto, um tombo...;
  • completar as palavras que estão faltando letras;
  • cruzadinhas;
  • cartazes de refêrencias.
3
não consegue formar frases

  • recortar as palavras de um texto, uma a uma, embaralhar e montar novamente;
  • mandar pequenos bilhetes;
4
não tem segmentação frasal

  • dar um texto todo emendado e pedir que o aluno o separe em palavras (ASABELHINHASPRODUZEMDELICIOSOMEL)
  • ler um texto batendo palmas entre cada palavra, ou dizendo espaço entre as palavras. Ex.: As (espaço)abelhinhas(espaço)...
5
lê, mas não escreve

  • copiar textos interessantes;
  • Stop;
  • mandar bilhetinhos;
  • Hora de Tudo Escrito (os alunos só podem se comunicar por escrito com a professora e com os colegas, senão pagarão um castigo ou multa. Os que conseguirem por ganhar um pequeno prêmio).
6
só copia, mas não lê

  • realizar as etapas 1, 2, e 3.
7
lê, mas não entende

  • contar e explicar uma piada;
  • desenhar, mostrar e explicar seu desenho;
  • o aluno contará a história de um livro sem palavras.
8
não se expressa bem oralmente

  • idem aos itens da etapa 7;
  • Hora da Conversa ou da novidade;
  • o aluno deve ler bastante (textos, imagens) para ter idéias;
  • procurar não reeprender o aluno quando ele responder errado, mas incentivá-lo a tentar novamente.
9
não consegue estruturar textos

  • ter contato e identificar diferentes tipos de textos.
10
não tem sequência lógica de ideias

  • ordenar sequências de acontecimentos (figuras) e escrever uma história;
  • o professor lerá um texto interrompendo-o várias vezes, solicitando que os alunos o completem;
  • produção de texto em grupo.
11
não se concentra

  • Hora do Jogo (dama, dominó, milhão, montagens, da velha, pega varetas...);
  • Ditado Relâmpago ( o professor mostra a figura ou palavra durante alguns segundos e em seguida o aluno escreve o que viu);
  • contar uma história fazendo o entendimento do texto. Contar a mesma história no dia seguinte modificando detalhes para que os alunos desenhem ou escrevam sobre as cenas mentirosas.
12
recusa-se a fazer as atividades

  • analisar  se as atividades programadas estão interessantes, coerentes, desafiadoras;
  • elogiar quando fizer as atividades;
  • conversar e se perceber algum problema aconselhar;
  • tentar convencer amigavelmente;
  • exercer autoridade;
  • ser um verdadeiro general algumas vezes;
  • persuadir;
  • em algumas situaçoes procurar ignorar para não realçar a atitude;
  • convocar os pais;
  • encaminhar à Orientação, Direção e ao Psicopedagogo para possíveis encaminhamentos (Psicólogo, Neurologista).
13
não reconhece os números; não associa o numeral à quantidade

  • Bingo;
  • Dominó;
  • Material Dourado;
  • Ábaco.
14
não faz a sequência numérica

  • Tabuleiro;
  • Bingo com falta de números;
  • pular corda com cantiga que tenham sequências. Ex.:( com quantos anos você vai se casar? Com 1, com 2, com 3,..., pares e ímpares, 5 em 5, etc.)
15
não abstrai operações matemáticas

  • Boliche (soma ou subtração);
  • Dominó;
  • brincar de feira, supermercado, comprar e vender.
16
tem medo de fazer, é inseguro

  • Ditado espontâneo ( o aluno escreve tantas palavras começadas com a letra...);
  • Ditado relâmpago;
  • elogiar e salientar os seus acertos.

Fonte não encontrada.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Test Exploratorio de Dislexia Específica (TEDE) by AlexiaMorales

teste dislexia by Dalva E Carol

Teste de Snellen by janainaluna

Avalição Motora by janainaluna

TIPOLOGIA DE ERROS ORTOGRÁFICOS by Patrícia Almeida

Desempenho Escolar by janainaluna

Ficha Avaliativa de Redação by janainaluna

Prova de Realismo Nominal by janainaluna

Desempenho Lógico Matemático by janainaluna

SESSÃO LÚDICA CENTRADA NA APRENDIZAGEM

Observação de Leitura by janainaluna

Entrevista com o professor by janainaluna

Observação de Leitura by janainaluna

Ficha Avaliativa de Redação by janainaluna

Teste de Audibilização by janainaluna

terça-feira, 12 de março de 2013

Fono Educa ¸.•´: TESTE DE SNELLEN

Fono Educa ¸.•´: TESTE DE SNELLEN: MANEIRA CORRETA DE APLICAR O TESTE DE ACUIDADE VISUAL Material necessário : * Escala de Snellen *Lápis preto ...

Nos encontre em

Diretório de Blogs 0859442f-81ec-4876-b2eb-427bd1bcdfe8


Tecnologia do Blogger.
 
CANTINHO DO BLOG © Copyright 2012.LAYOUTS E TEMPLATES GRÁTIS PARA BLOGS CLIQUE AQUI