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sábado, 13 de julho de 2013

Atividades sugeridas pela Fonoaudiologia para crianças em idade escolar


1 - Ritmo: 
 A professora faz um ritmo de batidas (ex. com palmas, com uma caneta na mesa, com instrumento) e todos devem seguir aquele ritmo. Depois faz-se o mesmo contando, em números, as partes do ritmo. Depois o mesmo falando sílabas ao invés de contar números. O mesmo pode ser feito ainda com palavras – por exemplo, se o ritmo tem 4 tempos, falam-se palavras de 4 sílabas enquanto se bate o ritmo. 

2 – Análise-síntese visual e auditiva:
 Escrever sílabas de cada palavra em cartões ou pedaços de papel e mostrar às crianças as sílabas (uma palavra por vez) para que elas descubram qual é a palavra e a montem. Pode-se fazer esta atividade em equipes, sendo que a equipe que montar primeiro a palavra certa deverá copiá-la – cada um copia em seu caderno. Por fim, a equipe que tiver conseguido mais palavras ganha o jogo. O mesmo tipo de atividade pode ser feito com frase dando-se as palavras separadamente, para as crianças organizarem formando uma frase.
Obs.: Tanto as sílabas quanto as palavras das frases não precisam ser apresentadas às crianças em cartões separados, podendo ser apenas escritos fora de ordem.

 3 – Dizer se as frases estão certas ou erradas e por quê.
 Pode-se dividir a turma em equipes.
 • Compramos muitos discos na semana passada. (C)
 • A unha roeu o menino. (E)
 • Foram passear o carro. (E)
 • A criança está comendo a manga da camisa. (C)
 • Conseguimos assistir o filme que queríamos. (C)
 • As roupas modernas estão muito caras. (C)
 • O rádio assustou uma música. (E)
 • A bola chutou um gol. (E)
 • O homem atropelou o carro. (E)
 • O sol ajudou a secar as roupas. (C)
 • Coloque a bola sempre a caixa. (E)
 • O sapato colocou o menino. (E)
 • Visitamos seus parentes ontem à tarde. (C)
 • Algumas pessoas gostam de passear na feira. (C)
 • Ele foi passear no São Paulo. (E)
 • As árvores têm muitas florestas. (E)
 • O carro correu demais. (C)
 • O João levantou e penteou os dentes. (E)
 • O menino não caiu quando chorou. (E)
 • Os pássaros voam porque têm asas. (C)
 • Minha mãe não gosta de ver as músicas do rádio. (E)
 • Quando chegou em casa, meu pai vai colocar o chinelo. (E)
 • Os peixes nadam na água. (C)

 4 – Dizer o que está errado nestas frases e por quê:
       - Mamãe foi à feira e comprou um mamão, 2 dúzias de bananas, 1 caixa de morangos e uma sapataria.        - Mamãe foi ao cabeleireiro e cortou os cabelos, fez as unhas, fez o jantar e tirou as sombrancelhas.
       - No zoológico vimos o leão, as poltronas, um tigre, 2 macacos e vários passarinhos.
       - Hoje no almoço quero comer sardinha, macarrão, milho cozido e colher.
       - Quando João sai de casa, ele toma cuidado para não cair da escada e quebras as meias.
       - O relógio parou daqui a uma hora.

 5 – Completar as frases (pode-se falar e depois escrever):
        • Quem pode ________________________________
        • Eu não consegui saber se _______________________________
        • Cuidado! Você quase ______________________________
        • A bola que meu __________________________
        • Eu queria ir viajar, mas _________________________
        • A cadeira caiu, porém ___________________________________
        • A coragem do ________________________________________
        • A comida que ela ________________________________
        • Estava chovendo forte, mas _________________________
        Pode-se inventar outras com: pois, porque ...

 6 – Memória auditiva:
       Dividir a turma em duas equipes ou mais. A professora falará várias palavras para uma das equipes; quando terminar, todos daquela equipe deverão repetir as palavras (todas que lembrarem). Depois faz-se o mesmo para a outra equipe, cuidando para falar o mesmo número de palavras, com o mesmo número de sílabas. A equipe que se lembrar de mais palavras ganha o ponto. Pode-se dar ponto também se as palavras forem lembradas na mesma ordem em que foram ditas. A professora deve escrever as palavras para facilitar.

7 – Jogo de loto com palavras difíceis: 
 Pode-se escolher palavras com: ss, ç, ce, ci, ch, x, ge, gi, j, s, z. A professora escreve muitas palavras na lousa e a turma as lê. Depois, cada criança pegará um folha e a dividirá em partes (quadrados, como no jogo de bingo), tantas partes que sejam menos da metade do número de palavras escritas na lousa. ( Ex.: se a professora escreveu 25 palavras na lousa, cada criança deverá dividir sua folha em 10 quadrados.) Em seguida, cada criança copia da lousa algumas palavras ( as que quiser), uma em cada quadrado de sua folha. A professora deverá escrever todas as palavras da lousa em papeis separados e dobrá-los, para serem sorteados. Inicia-se o jogo: cada palavra sorteada será marcada pela(s) criança(s) que a tiver escrita em seu papel. A criança que completar primeiro sua cartela ganha o jogo. Dependendo das crianças, faz-se a atividade com palavras fáceis.

8 – Leitura de palavras da lousa:
 A professora deverá escrever palavras difíceis na lousa e o primeiro que conseguir ler cada uma corretamente ganha ponto. Em seguida todos leem a palavra. Pode-se dividir a turma em 2 ou mais equipes para fazer esta atividade, sendo cada vez um componente de cada equipe escolhido para a competição.

9 – Leitura e escrita de frases: 
A professora deverá escrever na lousa muitas palavras – podem ser palavras com ch, x, s, ss, ç, ce, ci, z, ge, gi, j – e todos deverão copiá-las no caderno. inicia-se a brincadeira: cada criança com uma folha em branco, deverá escolher qualquer uma das palavras do caderno e formar uma frase com ela, escrevendo-a na folha. Deverá grifar embaixo da palavra escolhida na frase, dobrar a ponta da folha onde está a frase escrita, a fim de escondê-la. Então deverá passar a sua folha (com a frase escondida) para o colega da frente e pegar a folha do colega de trás. Deverá escrever na folha que recebeu do colega, a palavra que usou para escrever a sua frase (escrever logo abaixo de onde a folha está dobrada). Então cada criança irá ler a frase que o colega havia escrito (após desdobrar a folha) e depois irá ler a mesma frase trocando a palavra do colega (grifada) pela sua palavra – observar que algumas ficam engraçadas.

10 – Elaboração de histórias: 
A turma deverá ser dividida em equipes. Para cada equipe serão dados objetos variados ou figuras. Cada equipe terá um tempo para elaborar uma história em que entrem todos aqueles objetos ou figuras recebidas. Deverão então contar a história para o resto da turma. Se conseguirem, ganham ponto. Obs.: Para que todos participem, pode ser dado um ou dois objetos ou figuras para cada criança da equipe, que deverá contar a parte da história em que entra seu objeto ou figura.

11 – Descrição de objetos: 
A turma deverá ser dividida em 2 equipes. Será escolhida cada vez uma criança, para a qual a professora falará um nome de objeto (ex.: bola). A criança deverá dirigir-se à sua equipe e descrever o objeto, sem falar o nome – dar as características, dizer o formato, para quê serve, de que é feito, etc. Se alguém da equipe descobrir qual é o objeto, a equipe ganha ponto. Depois o mesmo se fará com uma criança da outra equipe.

12 – Re-contar uma história: 
A professora deverá contar uma história para uma criança (pode ser lida e esta não deve ser muito curta). Esta criança deverá contar a história para outra criança que não a escutou, pois saiu da sala, e o mesmo pode se fazer com várias crianças. Algumas crianças devem ficar na sala desde o começo, para perceberem todas as mudanças ocorridas desde o começo da narrativa. Lista de palavras para as atividades 7 e 9. As palavras abaixo podem ser usadas juntas, na mesma atividade, sendo que, antes de escrevê-las, a professora deverá dividir a lousa em 3 partes e em cada uma delas escrever um “som” e lê-lo, para as crianças repetirem. Depois, falará uma palavra de cada vez, de qualquer coluna das 3, aleatoriamente, e as crianças deverão dizer em qual coluna deve ser escrita aquela palavra:
As, ES, Is, Os, Us
Esperança Beliscão Plastico Fósforo Ostra Hóstia Mascara Bosque Pescaria

Ar, Er, Ir, Or, Ur 
Armário Tartaruga Morcego Ervilha Hortaliças Herdeiro Perna Caverna

An, En, In, On, Un/ Am, Em, IM, Om, Um
Parente tempo Quente Vampiro Pente Bomba Brincadeira Montanha Embora Príncipe Empada Tenente 

Outras palavras difíceis: • Alface, alvo, ultimo, calma, mingau, • Primeiro, granja, placar, atrevido, processo,planejar, princesa, blusa, magro, promoção.

As palavras estão divididas em colunas, de acordo com um som que elas contêm (o som está escrito sobre cada coluna). Para usar as palavras difíceis, é conveniente usar apenas as de uma coluna em cada atividade. Antes das crianças lerem ou copiarem as palavras, a professora deverá falar o som que elas contêm e todos deverão repeti-lo.



Som: xxx...
Som: sss...
Som: zzz...
Som: jjj
Machucado
Socorro
Prejuízo
Canjica
Faxineira
Bacia
Beleza
Gerente
Mexerica
Palhaço
Azeitona
Major
Caprichado
Passeio
Moleza
Gigante
Bicho
Carrocel
Buzina
Gincana
Choramingando
Assunto
Casamento
Caramujo
Xingando
Macio
Bazar
Geladeira
Chupeta
Pescoço
Tristeza
Ajudante
Colchonete
Travessa
Coisinha
Vigiar
Bichinho
Travesseiro
Azedo
Mágico
Lixo
Plantação
Cozinheiro
Fingido
Lagartixa
Alcançar
Besouro
Jogador
Bexiga
Preciso
Tesouro
Juiz
Chocolate
Progresso
Tesoura
Folhagem
Chinelada
Paciência
Música
Jogo
Chegada
Assustado
Azarado
Caju
Chave
Moça
Camiseta
Imagina
Xícara
Maçã
Prazer
Viagem
Xadrez
Aliança
Azulado
Viajar
Mexer
Urso



Cimento



Salada



Palavras dissílabas
Palavras trissílabas

Palavras com 4 sílabas
Palavras com 5 sílabas
Bola
Boneca
Televisão
Motocicleta
Lápis
Cuidado
Tartaruga
Temperatura
Ouro
Sapato
Bicicleta
Caminhonete
Vidro
Cabelo
Maravilha
Atividade
Prato
Parede
Maçaneta
Penalidade
Tapa
Cadeira
Cotovelo
Comportamento
Pote
Caderno
Complicado
Aparecida
Cinto
Besouro
Misturado
Acolchoado
Azul
Bochecha
Balancinha
Contribuição
Mesa
Biscoito
Ramalhete
Apartamento
Casa
Chiclete
Acostumar
Velocidade
Cama
Peteca
Menininho

Unha
Tesoura
Travesseiro

Boné
Caneta
Almofada

Prego
Silêncio
Prejuízo

Bala
Macaco
Pedregulho

Lata
Macarrão
Machucado

Maçã
Soldado
Telefone

Papel
Cinema


Tinta
Fantasma


Tampa
Atleta



Peneira



Basquete


segunda-feira, 8 de julho de 2013

Blogs | Nova Escola

                             
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quinta-feira, 27 de junho de 2013

Dinâmicas de grupo




A dinâmica de grupo é uma forma lúdica de estimular a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades cognitivas necessárias para diminuir ou amenizar ou sanar possíveis dificuldades de aprendizagem. Tais atividades tem sua função no espaço escolar mas também nos espaços terapêuticos da Psicopedagogia e da Arteterapia.


CACHORRO E GATO CEGO
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Audição, atenção
MATERIAL: Lenços
LOCAL: Sala, quadra, pátio
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos
Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.

QUAL O PERFUME?
IDADE:  9 anos em diante
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Desenvolver o olfato
MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos, sendo que um irá para o centro com olhos vendados
Execução: o professor dará ao alunos do centro para cheirar o perfume e dirá: - deverás reconhecer este aroma entre outros que vou te dar. Em seguida dará alvejante, etc... Este deverá identificar, entre outros qual foi o primeiro, etc.

TOCAR O CEGO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Desenvolvimento-perspectivo
LOCAL: Ar-livre, salão
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.

COM QUEM ESTARÁ A BOLA?
IDADE:  9 anos
OBJ. ESP.: Atenção, perspicácia
MATERIAL: Bola
LOCAL: Pátio, gramado
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados
Execução: os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar repete o jogo.

GARRAFA MÁGICA
IDADE:  8 anos em diante
OBJ. ESP.: Desenvolver a imaginação
MATERIAL: Uma garrafa
LOCAL: Sala, pátio
Formação: círculo
Organização: os alunos em círculo, o professor no centro
Execução: o professor gira a garrafa no solo e quando esta parar apontará na direção de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar uma tarefa determinada pela turma ou professor.

COMER A MAÇÃ
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Controle Emocional
MATERIAL: Maçã
LOCAL: Quadra, pátio
Formação: fileiras
Organização: em fileiras, tendo na frente das mesmas, maças penduradas
Execução: ao sinal procurar morder a maçã que lhe corresponde, sem segura-la, dentro de um tempo determinado. Vencerá a fileira que obtiver maior número de pontos, por mordida, ou que morder a maçã primeiro, ou ainda o que comer a maçã primeiro.

O CACHORRO E O OSSO
IDADE:  7 anos
OBJ. ESP.: Atenção, audição
MATERIAL: Qualquer objeto
LOCAL: pátio, gramado
Formação: círculo
Organização: os alunos em círculos. Um sentado ao centro tendo olhos vendados, que será o cachorro. Perto de si haverá um objeto “o osso”
Execução: dado o sinal, o professor indicará um dos alunos no círculo que tentará cautelosamente pegar o osso. Percebendo o ruído, o cachorro latirá e indicará o lado do ruído. Ao acertar a direção o professor indicará outro aluno. Se um conseguir e não for adivinhado se tira as vendas e tenta adivinhar.

O MICO
IDADE:  7 anos em diante
OBJ. ESP.: Atenção, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Quadra, gramado, pátio
Formação: círculo
Organização: em círculo, ficando dois alunos que se defrontam, de posse de uma bola. Uma bola será designada “MICO”
Execução: ao sinal de início, os alunos que tem a bola passam-na ao colega da esquerda, o qual rapidamente faz o mesmo e assim sucessivamente. As bolas são passadas, o objetivo é fazer com que uma bola alcance a outra, isto é, que o “mico” seja apanhado sendo que todos evitam que isto aconteça em suas mãos. Quem deixar cais a bola deve recuperá-la sozinho e voltar ao seu lugar para recomeçar a passá-la. Cada vez que o mico é apanhado interrompes-se a brincadeira e o aluno que permitir ficará no centro até ser substituído.

ESTALINHO
OBJ. ESP.: Coordenação motora, ritmo, atenção
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculo
Organização: alunos numerados seguidamente formando um círculo na posição “sentados”. Todos iniciam o jogo batendo duas vezes e estalando os dedos uma vez na mão direita e outra esquerda.
Execução: um aluno ao estalar os dedos da mão direita diz seu número e ao estalar da mão esquerda, chama um número correspondente, a um companheiro. Aquele que for chamado continuará o jogo dizendo o seu número e chamando outro. Quem errar e quem chamar o número que já saiu, também irá sair.

ELEFANTE VOA?
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Atenção
LOCAL: Sala, quadra
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo
Execução: o professor pergunta se determinados bichos voam. Se voam, os alunos deverão responder: voa e fazerem gestos com os braços. Ex.: Galinha voa? Pássaro voa? Elefante voa? O aluno que cometer algum engano pagará prenda no final.


DESCOBRIR O QUE ESTÁ MUDADO
IDADE:  Todas
OBJ. ESP.: Memória, perspicácia, observação
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculos
Organização: pede-se a um aluno que deixe o local e faz-se algumas modificações
Execução: quando o aluno voltar o grupo começará a contar aumentando ou diminuindo a intensidade do canto à medida que ele se aproxima ou afasta do que mudou.

AI VAI O GANSO
IDADE:  7 anos em diante
OBJ. ESP.: Desenvolver os sentidos, memória
LOCAL: Pátio e quadra
Formação: fileira
Execução: o primeiro virando para o seguinte e dizendo: “Ai vai o ganso”. O segundo dirá “Que ganso?” Ao que o primeiro responde: “O ganso”. O segundo fala: ... ah... o ganso. A pergunta será repetida e assim sucessivamente. Assim corre-se todas as fileiras.



JOGO DO LIMÃO
IDADE: 6 anos em diante
OBJ. ESP.: Ritmo, Atenção
MATERIAL: Limão
LOCAL: Quadra, pátio, sala, gramado
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo, tendo um, posse de um limão
Execução: os alunos iniciarão a brincadeira cantando: Meu limão, meu  limoeiro... ao mesmo tempo passando o limão aos colegas. Ao findar a canção, o aluno que estiver de posse do limão será eliminado.

JOGO DA MEMÓRIA
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Memória, tato
MATERIAL: Lápis, grampos, moedas, giz, etc
Formação: em pé, formando um círculo, mãos para trás
Execução: o recreador entregará para um aluno um objeto após outro para ser passado adiante. Após serem passados todos os objetos, todos se sentarão e rapidamente escreverão o nome dos objetos que passarem pelas suas mãos. Vencerá quem escrever mais nomes dos objetos em um tempo determinado.


BOM DIA
IDADE: 7 anos em diante
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Educação dos sentidos
MATERIAL: Lenço
LOCAL: Quadra ou pátio
Formação: círculos
Organização: alunos em pé em círculo. Um no meio com os olhos vendados.
Execução: os alunos do círculo caminharão e sendo um apontado, dirá: Bom dia! Se o aluno de olhos vedados identificar a voz do colega, trocará de lugar com este.

CÍRCULOS UNIFICADORES
IDADE: Ambos
OBJ. ESP.: Pronta reação e atenção
MATERIAL: Disco, toca-fitas
LOCAL: Ar livre e salão
Formação: em círculos de pé
Execução: a turma se desloca ao som da música. Quando esta parar devem formar grupos de 5 ou 3, anteriormente determinados. Os que sobrarem ficam prisioneiros dentro do círculo. Termina quando fica somente um prisioneiro no círculo.

PERSEGUIR A BOLA
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Astúcia, rapidez, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Ar livre
Formação: duas colunas em posição fundamental. O primeiro de cada equipe com uma bola.
Execução: o primeiro de cada coluna lança a bola o mais longe possível no terreno do fogo. Isto feito, todos deverão correr para reformar a coluna atrás da bola atirada pela coluna contrária. Vencerá a coluna que se reformar em primeiro lugar.

CORRER EM CIRCUITO
IDADE: 9 anos
OBJ. ESP.: Iniciação desportiva (hand e basquete)
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra
Formação: fileiras
Organização: 2 fileiras frente a frente formando 2 equipes A e B. Primeiro aluno de cada fileiras com uma bola.
Execução: ao sinal, o aluno de posse da bola corre em direção ao que está na outra extremidade da fileira. Neste momento há trocas de lugares. O primeiro fica último e inicia a passagem da bola ao outro. Quando chegar o 1º fica último e inicia a passagem da bola ao outro. Quando chegar o 1º, a 1º de posse da bola. Vencerá o que executar a tarefa primeiro.

PASSE PASSE
IDADE: 10 anos
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Habilidade ao passar a bola, destreza, iniciação desportiva (handball e basquete)
MATERIAL: Bolas, arcos
LOCAL: Quadra, pátio, gramado
Formação: fileiras (alunos em círculos demarcados ou dentro de arcos)
Organização: 2 fileiras frente a frente, separadas por uma certa distância, formando 2 equipes A e B. Dois alunos de cada equipe serão destacados para ocupar um lugar, pouco afastado das extremidades, na luta central que separa as fileiras.
Execução: ao sinal, o aluno nº 1 de cada equipe, passará a bola ao nº 2 e este ao 3; 3 ao 4... O último de posse da bola, correrá em direção ao nº 1. neste momento os demais trocam de lugar e o último ocupa o lugar do 1º. Reinicia-se o exercício, até chegar à posição inicial. ERROS: sair do lugar ao passar ou receber a bola, deixar cair a bola, abandonar seu lugar antes que o vizinho deixe o seu.

DÊ 5 PASSOS E FUJA
IDADE: 7 anos
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Orientar-se no espaço em relação a objetos e pessoas
LOCAL: Quadra, pátio
Formação: grupos de 3
Organização: três alunos sentados: 1 fugitivo e 2 pegadores
Execução: o fugitivo levantar-se-á, dará 5 passos e correrá sendo perseguido pelos outros que tentarão toca-lo. Tocando o perseguido, os 3 sentar-se-ão e reiniciarão a atividade trocando os papéis.

JACO E RAQUEL
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Senso de orientação, coragem, acuidade auditiva
MATERIAL: Lenço, sininho
LOCAL: Sala, quadra
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo, mãos dadas para limitar o espaço onde 2 companheiros vão correr. Jacó com olhos vendados e Raquel com um sininho.
Execução: ao sinal de início, Raquel correrá dentro do círculo soando o sininho. Jacó (levantará) tentará pega-la. Quando for apanhada, os dois escolhem os substitutos.

BOLA DO CAÇADOR
IDADE: 7 e 9 anos
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Habilidade motora, rapidez, atenção
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra
Formação: livres
Organização: livres na quadra, um aluno de  posse da bola será o caçador vai sair para caça e começa a perseguir procurando tocar com a bola um colega. O que for pego, será o cão de caça e ajudará o caçador fazendo trocas de passes a fim de chegar mais perto da caça. O jogo prosseguirá até que todos sejam caçados.

REVEZAMENTO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Velocidade
MATERIAL: Bastão de 25m de comprimento
LOCAL: Ar livre
Formação: colunas
Organização: 2 colunas frente a frente com mais ou menos 10 de distância, sendo que o primeiro aluno segura um bastão.
Execução: ao sinal, correrão, descrevendo em círculos pelo campo ao chegar a sua coluna passarão ao companheiro o bastão e assim sucessivamente. Vencerá a coluna que concluir o exercício primeiro.
Obs.: os alunos poderão primeiramente fazer o mesmo em caminhada rápida.

CORRA SEU URSO
IDADE: 7 e 9 anos
OBJ. ESP.: Atenção, rapidez, agilidade
LOCAL: Quadra
Formação: fileiras à frente de uma linha a 10 metros, a frente deve estar uma outra aluna de costas, será o “urso”.
Execução: os alunos da fileira gritarão “corra, seu urso”. O urso sairá do seu lugar e virá ao seu encalço (dos colegas). Estes procurarão correr para o lado em que o urso estava, sem entretanto, serem pegos. Os que o urso pegar, serão os ursinhos que auxiliarão o urso pegar.

BOLA AO CENTRO
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, destreza, reflexo
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: 2 círculos concêntricos
Organização: os alunos do círculo central serão nº 1 e os de fora nº 2. Uma bola ao centro
Execução: ao sinal, os números 2 correrão em círculo, e ao chegarem no seu par, passa por entre as pernas do companheiro e tentam pegar a bola. O que conseguir receberá 5 pontos e trocará de lugar.

BOLA AOS 4 CANTOS
IDADE: 7 a 9 anos
OBJ. ESP.: Habilidade motora, espírito de equipe, reflexo
MATERIAL: Bola de tênis - preferencialmente
LOCAL: Quadra
Formação: 2 colunas
Organização: 2 alunos de cada equipe nos cantos da quadra
Execução: ao sinal, o professor dará a partida do centro da quadra atirando bola ao alto; abre dois adversário. Trocarão de passes entre seus companheiros que estão espalhados na quadra. Contará pontos cada vez que a bola chegar as mãos dos companheiros.

DANÇA DAS CADEIRAS
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Atenção, agilidade
MATERIAL: Cadeira, toca-fitas
LOCAL: Ar livre, salão
Formação: cadeiras em fileiras aos pares, umas de costas para as outras
Organização: o número de cadeiras será a menos do que o número de participantes
Execução: ao som da música, os alunos contornarão as cadeiras. Quando esta parar, todos procurarão sentar-se. O que sobrar sairá fora e retira-se uma cadeira. Vencerá o último a sentar.

CROQUETE
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, destreza, atenção
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: 2 colunas
Organização: duas colunas frente a frente nas extremidades da quadra sendo equipe A e B. entre as colunas estarão dispostos 8 alunos de grande afastamento lateral.
Execução: ao sinal, o 1º alunos de cada equipe deverá passar entre as pernas do companheiro descrevendo um zig-zag. Voltarão a coluna saindo o seguinte. Vencerá a equipe que completar a tarefa em primeiro lugar.

MUDANÇA TRÍPLICE
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Equilíbrio, destreza e reflexo
LOCAL: Quadra
Formação: círculo
Organização: os alunos numerados de 3 em 3, ficando um sozinho no centro do círculo.
Execução: ao sinal, ele dirá um dos três números (1, 2, 3) e todos os alunos correspondentes ao nº chamado deverão mudar rapidamente um ao outro. O aluno do centro durante essa mudança deverá ocupar um dos lugares. Aquele que não chegar ao lugar, sobra e irá ao centro.

NOME: FUTEBOL COM AS MÃO
IDADE: 10 anos
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Melhorar o trabalho de braço e o trabalho central do corpo-trabalho – respeitar regras e leis
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra
Formação: livre – 2 equipes
Organização: livre – o professor ao centro fará, bola ao alto.
Execução: cada equipe procurará somente tocando, fazendo gol. Não poderão agarrar e nem conduzir. O jogo será sempre com o tronco flexionado. Vencerá a equipe que fizer o maior número de gols.


CORRER EM COLUNA
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Habilidade de correr em grupo, agilidade, rapidez
LOCAL: Quadra, pátio
Formação: colunas
Organização: 2 colunas à frente de uma linha de partida, na posição sentados
Execução: ao sinal “já” os alunos saem correndo até um lugar determinado. O último coloca-se em 4 apoios e os demais voltam pulando por cima do mesmo. Será vencedora a coluna que primeiro estiver na posição inicial sentada em silêncio.


APANHAR O LENÇO
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, destreza
MATERIAL: Lenço
LOCAL: Quadra
Formação: fileiras
Organização: duas fileiras numeradas frente a frente, separadas mais ou menos 10 metros
Execução: o professor chamará um número. Os alunos correspondentes ao número chamado deverão correr ao centro, tentando levar o lenço consigo. Se o adversário não o tocar, sua equipe terá dois pontos, se for tocado, terão somente 1 ponto. Vencerá a equipe que obtiver maior número de pontos em determinado tempo ou quem chegar a um determinado no primeiro.


CORRIDA DE DUPLAS
IDADE: Ambos
OBJ. ESP.: Rapidez, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Ar livre
Formação: colunas
Organização: uma bola colocada à frente de cada coluna distante 7 m, alunos atrás da linha de partida.
Execução: o 1º aluno de cada fila, ao sinal, corre em torno da bola, volta ao seu lugar, toma o 2º pela mão, correm ambos em redor da bola e retorna ao ponto de partida. O 1º se coloca à retaguarda de sua coluna enquanto o 2º toma o 3º pela mão repetindo o percurso. Até que todos tenham corrido 2 a 2. vencerá a equipe que completar o percurso em 1º lugar.


COMPANHEIROS ÁGEIS
IDADE: 10 anos
OBJ. ESP.: Rapidez e agilidade
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: círculos
Organização: círculo A e B a uns 3 a 5 metros de distância um do outro. Alunos de mãos dadas (de cada círculo). Os alunos do círculo A terão seu par no círculo B, e vice-versa.
Execução: os alunos de mãos dadas se deslocarão saltando. Ao sinal os dois círculos se dissolvem a cada aluno procura o seu par e ambos tomam posição de cócoras. O último par a se encontrar pagará prenda.


IDENTIFICAR OS GRUPOS
IDADE: 6 anos em diante
OBJ. ESP.: Rapidez, percepção, rápida reação, atenção
LOCAL: Ar livre
Formação: livre
Organização: dizer ao ouvido de cada um, o nome de um animal
Execução: ao sinal, os do mesmo grupo se identificarão por meio de vozes do respectivo animal.


QUEM ANDARÁ MAIS DEPRESSA?
IDADE: 10 anos
OBJ. ESP.: Destreza e rapidez
LOCAL: Pátio ou quadra
Formação: colunas
Organização: 2 colunas sentadas atrás de uma linha demarcada, a um metro de distancia uma da outra.
Execução: quando o professor disser o nome de um objeto ou local, os alunos se levantarão e caminharão rápido (marcha atlética) tocarão com a mão o que foi pedido e voltarão a posição inicial.


CASA DO CACHORRO
IDADE: 8 anos
OBJ. ESP.: Rapidez e atenção
Formação: círculos
Organização: alunos formando 2 círculos concêntricos, sendo o de fora com um aluno a mais. Os círculos andarão em sentido contrário.
Execução: ao sinal os dois círculos param, os alunos afastam as pernas e os de trás colocam a cabeça entre as pernas dos que estão à sua frente. O aluno que sobrar pagará prenda no final.


CABEÇA PEGA RABO
IDADE: 8 anos
OBJ. ESP.: Perspicácia
LOCAL: Pátio
Formação: colunas
Organização: de pé, 2 ou mais colunas, segurando na cintura do colega da frente
Execução: ao sinal os primeiros alunos das colunas tentarão pegar o último (rabo) e estes não permitirão se esquivando. Não poderão arrebentar as colunas. Vencerá a coluna que conseguir pegar o rabo, por último.


PISCAR
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Habilidade de comunicar-se através de sinais, atenção, rapidez de reação
MATERIAL: Cadeiras
Formação: círculo
Organização: dispõe-se várias cadeiras em círculos, em cada uma, senta-se um aluno. Atrás de cada cadeira fica outro colega, tendo as mãos no encosto da mesma
Execução: ao sinal, o aluno sem companheiro piscará a um dos sentados que tentarão mudar para a cadeira do que piscou, sendo que será impedida sua saída, se for tocada nos ombros. Se abandonar a cadeira, a brincadeira prosseguirá.


COCADA
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Habilidade manual, reflexo, espírito de equipe
MATERIAL: Faixas, bolas
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: 2 círculos concêntricos
Organização: 2 a 2 frente, sendo 2 alunos de posse da bola
Execução: passar a bola em zig-zag aos companheiros de sua equipe. Ao chegar ao ponto de partida marca um ponto. (Numera-se os dois círculos, intercalam-se de forma que os nº pares fiquem dentro e os ímpares fora, passa-se a bola aos companheiros de equipe).


BATATA QUENTE
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Rapidez de movimentos, visão
MATERIAL: Lenço
LOCAL: Quadra, pátio, sala
Formação: círculo
Organização: dá-se nó em um lenço que passa a ser a batata quente ao outro. Os alunos sentam-se em círculo, ficando um em pé ao centro.
Execução: ao sinal, o aluno do círculo atira a batata quente ao outro e assim sucessivamente. Enquanto o fazem com a maior rapidez possível, o do centro procurará apanha-la. Se conseguir trocará de lugar com o aluno que arremessou.


BOLA CRUZADA
IDADE: 7 a 9 anos
OBJ. ESP.: Habilidade motora, espírito de equipe, reflexo.
MATERIAL: Faixas e Medicine Ball (bola pesada)
LOCAL: Pátio, quadra
Formação: fileiras
Organização: 2 a 2 frente a frente. Os adversário de uma fileira se intercalam na fileira do outro.
Execução: ao sinal passa a bola em zig-zag para os companheiros da outra fileira. A bola vai e volta. Ao chegar ao ponto de partida marca um ponto de partida. Vencerá a equipe que tiver maior nº de pontos dentro de um tempo determinado.


PROCURA UM PAR
IDADE: 8 anos
OBJ. ESP.: Atenção e agilidade
LOCAL: Quadra e gramado
Formação: círculos concêntricos
Execução: dois círculos concêntricos sendo que os alunos do centro correrão para direita e os de fora correrão para a esquerda. O círculo do interior terá um aluno a menos que o círculo de fora e darão as mãos. O que sobrar pagará a prenda.


ENGANAR, LANÇAR
IDADE: Mais ou menos 9 anos
OBJ. ESP.: Atenção e concentração
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra e pátio
Formação: semi-círculo
Organização: os alunos em semi-círculo com os braços cruzados um deles ocupa o centro e fica com a bola.
Execução: ao sinal, o aluno do centro atira a bola para um companheiro. Este deverá apanha-la, mas se for apenas engano, não poderá descruzar os braços. Segurando a bola, devolve-a ao centro, podendo também iludi-lo. O aluno que deixar cair a bola, ou descruzar os braços, ocupará o último lugar. Quando o aluno do centro errar, será substituído pelo primeiro do semi-círculo.


CARA COM CARA
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Sociabilidade entre os colegas, rapidez de reação, reflexão
LOCAL: Pátio, quadra
Formação: círculos concêntricos
Organização: alunos em círculos, 2 a 2 um no meio
Execução: o aluno do centro dirá: cara a cara, ombro com ombro, frente com frente, costa com costa... trocar. Os alunos aos pares executarão a ordem dada no momento que o do centro falar: “trocar”. Os do círculo do centro trocarão e o que deu a ordem procurará se colocar no lugar de um companheiro.


AVIÃO PEGADOR
IDADE: 7 anos em diante
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Equilíbrio, poder ativo, imitação
LOCAL: Quadra e gramado
Formação: livre
Organização: os alunos livremente na quadra. Um deles será o pegador e tomará a posição de braços elevados lateralmente imitando o avião.
Execução: ao sinal o aluno pegador deverá tocar os companheiros e estes para evitarem ser pegos, ficarão em um só pé com os braços elevados lateralmente.


A BOLA DO GUARDA
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, rapidez
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra
Formação: círculo
Organização: alunos em círculos um ao centro com a bola
Execução: ao sinal, o que está no centro, atira a bola para um do círculo que rapidamente deve colocar a bola no centro e sair ao seu encalço. Se conseguir pega-lo, passará ao centro e reiniciará o jogo. Correr apenas dentro do círculo.


JOGO DOS SÓCIOS
IDADE: 9 em diante
OBJ. ESP.: Sincronização de movimentos, atenção, observação de ordens
MATERIAL: Saquinho de areia
LOCAL: Pátio, gramado
Formação: duas fileiras frente a frente, 2 m (em diante) de distância, todos munidos de saquinhos de areia. Os alunos que se defrontam são sócios.
Organização:
Execução: ao sinal, deverão trocar jogando os saquinhos, obedecendo as ordens dadas: com uma mão, com duas, direita e esquerda. Quando um dos sócios deixar cair no chão o objeto arremessado, os dois terão que sair do jogo. Ganhará os que estiverem na linha, no fim de um determinado tempo.


MARCHA DOS JORNAIS
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Flexibilidade, coordenação de movimentos
MATERIAL: Folhas de jornal
LOCAL: Quadra, pátio, gramado
Formação: fileiras
Organização: em fileiras sobre a linha de partida, munidos de 2 folhas de jornal, pisando sobre uma e segurando a outra. Paralela à linha de partida, troca-se a de chegada a 10 m aproximadamente da primeira.
Execução: ao sinal, os alunos colocam no chão à sua frente a fila de jornal que seguram e passam sobre ela. Em seguida apanham a folha que ficou atrás e colocam-na a sua frente e repetem a ação anterior. Assim prossegue o jogo passando alternadamente sobre uma folha e outra até o fim do percurso. Vencerá o aluno que atingir a linha de chegada em primeiro lugar.


BOLA FUGITIVA
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Rápida reação
MATERIAL: Bola
LOCAL: Gramado, pátio
Formação: círculo
Organização: em círculos de pernas afastadas e mãos nos joelhos, tendo posse de bola
Execução: ao sinal, o aluno do centro jogará a bola a um dos companheiros fazendo com que passe por entre as pernas. Este tentará impedir com as mãos a passagem da bola. Se a bola passar, este aluno sairá do círculo.


TRANSMITIR O RECADO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Decifrar enigmas, astúcia
Formação: 3 fileiras
Organização: 2 fileiras frente a frente, uma em cada extremidade do gramado, formando a equipe A. Entre as mesmas, no centro, em fileiras, a equipe B. o professor dará um enigma a uma das fileiras da equipe A. Estes todos (A1) saberão o provérbio
Execução: ao sinal a fileira A1 tentará transmitir à A2 o provérbio sendo impedida pela equipe B.


BOLA AO CÍRCULO
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, honestidade, rapidez de reação
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Quadra e pátio
Formação: Círculos
Organização: dois círculos distantes 3 m um do outro. Será designado um aluno em cada círculo para serem os iniciantes do jogo, estando os mesmos com a bola na mão
Execução: ao sinal, os alunos iniciantes passarão a bola ao colega da esquerda que dará prosseguimento aos passos. Quando a bola chegar novamente ao iniciante será marcado um ponto: Vencerá o círculo que primeiro fizer 10 pontos.


SEGUINDO OS PASSOS
Idade: Sem restrições
Objetivo Geral:
- Desenvolver a lateralidade
Objetivos específicos:
- Estimular o equilíbrio da criança;
- Desenvolver habilidades lateralidade, esquerda, direita, frente e traz;
- Criar ambiente de participação, interação e socialização entre os colegas;

Materiais Utilizados:
Aparelho de Som (música de qualquer ritmo)
Figura do pé direito e esquerdo para ser pisado mediante a disposição em sala de aula.

Procedimentos:
A professora irá colocar de forma sincronizada os desenhos dos pés direitos e esquerdo, de modo que ao som da música a criança tente acompanhar o ritmo pisando de forma correta os seus pés nas figuras pré disposta na sala ou pátio. A criança poderá ser auxiliado pelo professor ou por outra criança durante o trajeto. Caso a professora prefire ela poderá fazer as marcações dos pés com tinta guache.


 Cadeiras cooperativas
Reuna o grupo ou equipe de trabalho no qual aplicará a dinâmica em uma sala ampla que acomode bem todos os participantes.
Materiais: Cadeiras em círculo; som com CD player; música suave.
Procedimento: Para a “Dança das cadeiras cooperativas” colocamos em circulo, um número de cadeiras menor que o número de participantes. Em seguida propomos um “objetivo comum”.
Colocamos a música e todos dançam. Quando a música é interrompida, todos devem se sentar usando os recursos que estão no jogo: cadeiras e pessoas. Os participantes podem se sentar nas cadeiras, nos colos uns dos outros, ou de alguma outra maneira criada por eles. Em seguida, o coordenador retira algumas cadeiras. Ninguém sai do jogo e a dança continua.
Nesse processo os participantes vão percebendo que podem se liberar dos velhos, desnecessários e bloqueadores “padrões competitivos”.
a. Ficar “colados” às cadeiras. (visão de escassez).
b. Ir todos na mesma direção. (não assumir riscos).
c. Ficar ligado na parada da música (preocupação/tensão).
d. Dançar “travado” (bloqueio de espontaneidade).
e. Ter pressa para sentar (medo de perder).
Na medida em que se desprendem dos antigos hábitos, passam a resgatar e fortalecer a expressão do “potencial cooperativo” para jogar e viver.
a. Ver as cadeiras como ponto de encontro. (visão de abundância).
b. Movimentam-se em todas as direções (Flexibilidade, auto e mútua-confiança).
c. Curtir a música (viver plenamente cada momento).
d. Dançar livremente (ser a gente mesmo é lindo!).
O jogo prossegue até onde o grupo desejar.
Em geral, a motivação é tão intensa que, mesmo depois de sentarem todos, em uma única cadeira, o jogo continua com uma cadeira imaginária.
Daí em diante, é só dar asas à imaginação e dançar em comum-unidade.
Terminar o jogo com todos os participantes sentados nas cadeiras que sobrarem!
Dicas: Discutir com os participantes a importâcia do "potêncial cooperativo" e como este foi estimulado durante a atividade.
Questionar os participantes sobre como foi realizar a atividade, como se sentiram e quais as dificuldades que encontraram para se desligar dos "padrões competitivos".
Observar a autenticidade e o trabalho em equipe dos paricipantes, se sabem cooperar, se são atentos, espontaneidade de cada um.
Tempo de aplicação: 30 minutos
Número máximo de pessoas: 20
Número mínimo de pessoas: 2



CACHORRO E GATO CEGO
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Audição, atenção
MATERIAL: Lenços
LOCAL: Sala sem carteiras e cadeiras, quadra, pátio...
Formação: círculos
Organização: alunos sentam em círculo e dois irão para o centro e terão seus olhos vendados; um será o cachorro e outro o gato.
Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pegá-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.


Muito legal esta dinâmica, vale a pena trabalhar com a família ou com professores e alunos.
A construção coletiva do rosto

Objetivos: Fazer com que os membros do grupo sintam-se à vontade uns com os outros.

Aplicação:

a) Orientar os participantes para sentarem em círculo;
b) O assessor distribui para cada participante uma folha de papel sulfite e um giz de cera;
c) Em seguida orienta para desenhar o seguinte:
- uma sombrancelha somente;
- passar a folha de papel para as pessoas da direita e pegar a folha da esquerda;
- passar novamente;
- desenhar um olho;
- passar novamente;
- desenhar o outro olho;
- passar a direita e... completar todo o rosto com cada pessoa colocando uma parte (boca, nariz, queixo, orelhas, cabelos).
d) Quando terminar o rosto pedir à pessoa para contemplar o desenho;
e) Orientar para dar personalidade ao desenho final colocando nele seus traços pessoais;
f) Pedir ao grupo para dizer que sentimentos vieram em mente.

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