|
Dificuldades dos Alunos
|
Interferências
|
1
|
não reconhece as letras
|
Bingo;
apresentar cada letra do alfabeto com músicas;
recortar palavras (iniciadas pela letra..., terminadas com a letra...).
|
2
|
não consegue formar palavras
|
desfazer uma palavra recortando suas letras, embaralhando e montando novamente;
recortar letras e formar palavras;
formar palavras com o alfabeto móvel;
Bingo;
Forca;
competição em grupos, por exemplo, formar a maior lista de frutas, carros, animais, etc.;
formar o maior número de palavras usando somente as letras de uma palavra escolhida. Ex.: melancia - mel, laca, Ana, anel, canela, mela, lance, além, ela.
analisar rótulos e identificar o nome do produto, não a marca. Encaixar os nomes numa sequência vertical alfabética ou num acróstico. Expor na classe.
Dominó com figuras e palavras;
Dominó com palavras em letra bastão de um lado e letra cursiva do outro;
o que tem lá... na cozinha, no quarto, na sala, no quintal. Cada grupo escreve no seu quadro e depois compara com os outros grupos;
Colcha de Retalhos - uma surpresa, um dia feliz, um dia triste, uma estrepolia (uma arte), músicas que mais gosta, um passeio inesquecível, um susto, um tombo...;
completar as palavras que estão faltando letras;
cruzadinhas;
cartazes de refêrencias.
|
3
|
não consegue formar frases
|
recortar as palavras de um texto, uma a uma, embaralhar e montar novamente;
mandar pequenos bilhetes;
|
4
|
não tem segmentação frasal
|
dar um texto todo emendado e pedir que o aluno o separe em palavras (ASABELHINHASPRODUZEMDELICIOSOMEL)
ler um texto batendo palmas entre cada palavra, ou dizendo espaço entre as palavras. Ex.: As (espaço)abelhinhas(espaço)...
|
5
|
lê, mas não escreve
|
copiar textos interessantes;
Stop;
mandar bilhetinhos;
Hora de Tudo Escrito (os alunos só podem se comunicar por escrito com a professora e com os colegas, senão pagarão um castigo ou multa. Os que conseguirem por ganhar um pequeno prêmio).
|
6
|
só copia, mas não lê
|
|
7
|
lê, mas não entende
|
contar e explicar uma piada;
desenhar, mostrar e explicar seu desenho;
o aluno contará a história de um livro sem palavras.
|
8
|
não se expressa bem oralmente
|
idem aos itens da etapa 7;
Hora da Conversa ou da novidade;
o aluno deve ler bastante (textos, imagens) para ter idéias;
procurar não reeprender o aluno quando ele responder errado, mas incentivá-lo a tentar novamente.
|
9
|
não consegue estruturar textos
|
|
10
|
não tem sequência lógica de ideias
|
ordenar sequências de acontecimentos (figuras) e escrever uma história;
o professor lerá um texto interrompendo-o várias vezes, solicitando que os alunos o completem;
produção de texto em grupo.
|
11
|
não se concentra
|
Hora do Jogo (dama, dominó, milhão, montagens, da velha, pega varetas...);
Ditado Relâmpago ( o professor mostra a figura ou palavra durante alguns segundos e em seguida o aluno escreve o que viu);
contar uma história fazendo o entendimento do texto. Contar a mesma história no dia seguinte modificando detalhes para que os alunos desenhem ou escrevam sobre as cenas mentirosas.
|
12
|
recusa-se a fazer as atividades
|
analisar se as atividades programadas estão interessantes, coerentes, desafiadoras;
elogiar quando fizer as atividades;
conversar e se perceber algum problema aconselhar;
tentar convencer amigavelmente;
exercer autoridade;
ser um verdadeiro general algumas vezes;
persuadir;
em algumas situaçoes procurar ignorar para não realçar a atitude;
convocar os pais;
encaminhar à Orientação, Direção e ao Psicopedagogo para possíveis encaminhamentos (Psicólogo, Neurologista).
|
13
|
não reconhece os números; não associa o numeral à quantidade
|
Bingo;
Dominó;
Material Dourado;
Ábaco.
|
14
|
não faz a sequência numérica
|
Tabuleiro;
Bingo com falta de números;
pular corda com cantiga que tenham sequências. Ex.:( com quantos anos você vai se casar? Com 1, com 2, com 3,..., pares e ímpares, 5 em 5, etc.)
|
15
|
não abstrai operações matemáticas
|
Boliche (soma ou subtração);
Dominó;
brincar de feira, supermercado, comprar e vender.
|
16
|
tem medo de fazer, é inseguro
|
|
4 comentários:
Olá, Rosilene, faço parte da Agenda dos Blogs, visitando o seu decidi segui-lo. Não conheço nada sobre sua área de atuação, mas percebi o compromisso serio com a educação. Parabéns.
http://reginaldosilvajr.blogspot.com.br/
Sucesso!
Adorei seu blog, e os seus conteúdos. Vou entrar aqui com mais calma para ler os conteúdos interessantes. Vim te visitar pela indicação do Agenda dos Blogs. Já estou te seguindo. O meu cantinho é Consultório Psi http://www.veronicaribeiropsicologa.blogspot.com.br/, e https://www.facebook.com/psicologaveronicaribeiro . Boa semana e sucesso.
Oi flor vim te visitar estou aqui através da agenda dos blogs e já estou te seguindo parabéns pelo blog .
Fique com Deus.
http://livreacessoebd.blogspot.com.br/
Oi seu gaget seguidores deve estar com problemas
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós...