Abaixo apresentamos um quadro no qual são apresentadas as características pessoais de acordo com cada estilo de aprendizagem.
Características observáveis:
Área observada
|
Visual
|
Auditivo
|
Cinestésico
|
Estilo de
aprendizagem
|
Aprende através da observação.
|
Aprende através de instruções verbais.
|
Aprende fazendo
as coisas. Envolve-se diretamente. |
Leitura
|
Gosta das descrições, desfruta imaginando as
cenas. Boa capacidade de concentração.
|
Desfruta do diálogo. Evita descrições longas. Não se fixa nas
ilustrações.
|
Prefere as histórias
nas quais há ação. Movimenta-se enquanto lê. Não é um grande leitor. |
Ortografia
|
Tem boa ortografia porque visualiza a palavra.
|
Não costuma ter boa ortografia porque escreve a
palavra como ouve.
|
Com frequência
tem má ortografia. Escreve as palavras como sente. |
Memória
|
Gosta de tomar notas, escreve as coisas para
recordar. Lembra-se de rostos mas não de nomes.
|
Lembra de nomes mas se esquece dos rostos. Retem por repetição.
|
Recorda mais o
que fez e não o que viu ou falou. |
Imaginação
|
Pensa em imagens, visualiza detalhes. Muito
imaginativo.
|
Pensa em sons. Não presta atenção aos detalhes.
|
As imagens não
são tão importantes. |
Nível de concentração
|
Não toma conhecimento dos sons. Distrai-se quando
há desordem visual ou movimento.
|
Distrai-se muito facilmente como os sons.
|
Não presta atenção
às apresentações visuais e auditivas. |
Resolução de
problemas
|
Planeja antecipadamente, organiza seus pensamentos
escrevendo-os.
|
Fala dos seus problemas, coloca possíveis soluções
oralmente.
|
Impulsivo. Com frequência escolhe
a solução que envolve maior atividade física. |
Respostas a períodos
de inatividade
|
Olha ao redor; examina a situação.
|
Fala consigo mesmo ou com os outros.
|
Experimenta fazer
as coisas: toca, manipula, sente. |
Resposta a novas
situações
|
Olha ao redor; examina a situação.
|
Fala sobre a nova situação, sobre o que deve
fazer.
|
Experimenta fazer
as coisas: toca, manipula, sente. |
Aspecto emocional
|
Cora com facilidade. Sua expressão facial indica
claramente suas emoções.
|
Explode verbalmente quando sente alegria ou raiva,
porém se acalma em seguida. Expressa suas emoções verbalmente e através de
mudanças no tom e volume de voz.
|
Pula quando está contente; abraça, empurra e puxa
para demonstrar sua alegria. |
Comunicação
|
Bastante calado. Descreve na forma concreta. Pode
ficar impaciente se tem que escutar por um longo período.
|
Gosta de ouvir os outros, porém não reprime a
vontade de falar. Suas descrições são longas e um tanto repetitivas.
|
Faz gestos ao falar. Não presta atenção. Perde
rapidamente o interesse nos
discursos verbais longos. |
Extraído de: Barbe, W.,
Swassingg, R., Milone, N. M., Teaching Through Modality
Strenghts:
concepts and Pratices. Zaner-Bloser Inc.
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós...