É UM IMENSO PRAZER COMPARTILHAR IDEIAS, PENSAMENTOS E CONHECIMENTO COM VOCÊ.

Tradutor

Translate

sábado, 13 de julho de 2013

Estilos de Aprendizagem

   
    Os estilos de aprendizagem são conhecimentos da área da Neurolinguística. Utilizam três formas de percepção de informações. Apesar de o ser humano ter habilidade para aprender pelos sistemas auditivo, visual e cinestésico de maneira combinada, há pessoas que utilizam um deles de forma predominante.
Abaixo apresentamos um quadro no qual são apresentadas as características pessoais de acordo com cada estilo de aprendizagem.

    Características observáveis:


Área observada

Visual

Auditivo

Cinestésico
Estilo de aprendizagem
Aprende através da observação.
Aprende através de instruções verbais.
Aprende fazendo
 as coisas.
Envolve-se diretamente.
Leitura
Gosta das descrições, desfruta imaginando as cenas. Boa capacidade de concentração.
Desfruta do diálogo. Evita descrições longas. Não se fixa nas ilustrações.
Prefere as histórias
 nas quais há ação. Movimenta-se enquanto lê.
Não é um
grande leitor.
Ortografia
Tem boa ortografia porque visualiza a palavra.
Não costuma ter boa ortografia porque escreve a palavra como ouve.
Com frequência
 tem má ortografia. Escreve as palavras como sente.
Memória
Gosta de tomar notas, escreve as coisas para recordar. Lembra-se de rostos mas não de nomes.
Lembra de nomes mas se esquece dos rostos. Retem por repetição.
Recorda mais o
 que fez e não
o que viu ou falou.
Imaginação
Pensa em imagens, visualiza detalhes. Muito imaginativo.
Pensa em sons. Não presta atenção aos detalhes.
As imagens não
são tão
importantes.
Nível de concentração
Não toma conhecimento dos sons. Distrai-se quando há desordem visual ou movimento.
Distrai-se muito facilmente como os sons.
Não presta atenção
 às apresentações visuais e auditivas.
Resolução de problemas
Planeja antecipadamente, organiza seus pensamentos escrevendo-os.
Fala dos seus problemas, coloca possíveis soluções oralmente.
Impulsivo. Com frequência  escolhe
 a solução que
envolve maior atividade física.
Respostas a períodos de inatividade
Olha ao redor; examina a situação.
Fala consigo mesmo ou com os outros.
Experimenta fazer
as coisas: toca, manipula, sente.
Resposta a novas situações
Olha ao redor; examina a situação.
Fala sobre a nova situação, sobre o que deve fazer.
Experimenta fazer
as coisas: toca,
manipula, sente.
Aspecto emocional
Cora com facilidade. Sua expressão facial indica claramente suas emoções.
Explode verbalmente quando sente alegria ou raiva, porém se acalma em seguida. Expressa suas emoções verbalmente e através de mudanças no tom e volume de voz.
Pula quando está contente; abraça, empurra e puxa
 para demonstrar sua alegria.
Comunicação
Bastante calado. Descreve na forma concreta. Pode ficar impaciente se tem que escutar por um longo período.
Gosta de ouvir os outros, porém não reprime a vontade de falar. Suas descrições são longas e um tanto repetitivas.
Faz gestos ao falar. Não presta atenção. Perde rapidamente o interesse nos
discursos verbais longos.

    Extraído de: Barbe, W., Swassingg, R., Milone, N. M., Teaching Through Modality
                      Strenghts: concepts and Pratices. Zaner-Bloser Inc.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós...

Nos encontre em

Diretório de Blogs 0859442f-81ec-4876-b2eb-427bd1bcdfe8


Tecnologia do Blogger.
 
CANTINHO DO BLOG © Copyright 2012.LAYOUTS E TEMPLATES GRÁTIS PARA BLOGS CLIQUE AQUI